Espaço ficará localizado no Pavilhão 1 e irá contar com 85 agroindústrias, sendo 12 de Caxias do Sul
O diretor de Agricultura da Comissão Comunitária da Festa da Uva e secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, esteve recentemente em reunião com o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, em Porto Alegre. Juntamente com demais representantes da Festa da Uva, ele solicitou apoio para viabilização do espaço das agroindústrias no evento, que ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos.
Menegotto reiterou ao secretário Covatti a importância do espaço da agroindústria e como o público valoriza os produtos do segmento. Os recursos para viabilizar a iniciativa seriam oriundos do Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF), ação da SDR que apoia a agroindústria e agricultura familiar. “O recurso vai permitir a estruturação do espaço para as agroindústrias oferecerem seus produtos, contemplando os estabelecimentos que integram o programa”, explica. Segundo a comissão da Festa da Uva, o espaço ficará localizado no Pavilhão 1 e irá contar com 85 agroindústrias, sendo 12 de Caxias do Sul.
O PEAF tem como objetivos apoiar e fomentar a agroindústria familiar, gerando renda e qualidade de vida no campo, e agregando valor aos produtos, além de valorizar a produção agrícola das famílias. Em Caxias existem atualmente 26 agroindústrias que se enquadram no programa estadual. O Município de Caxias do Sul possui registro de 2.752 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias na atividade.