Primeira aeronave pousou às 8h04min desta segunda-feira (21)
Após mais de cinco meses com as operações suspensas devido aos estragos causados pela enchente de maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais na manhã desta segunda-feira (21). Às 8h04min, o voo da companhia aérea Azul, vindo de Campinas (SP), marcou o reinício das atividades no terminal, em um clima de celebração no saguão.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que acompanharam o desembarque dos primeiros passageiros em Porto Alegre, 171 dias após o fechamento do aeroporto, ocorrido em 3 de maio. Leite, inclusive, embarcou em uma das aeronaves e posou para fotos na cabine com a bandeira do Rio Grande do Sul, destacando o simbolismo da retomada.
RS de portas abertas! 🛬 As primeiras aeronaves da Azul e da Gol pousaram no Salgado Filho às 8h10 e 8h45 nesta segunda-feira. Estão previstos 71 pousos e decolagens para hoje. pic.twitter.com/VegURy92mT
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) October 21, 2024
Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, os voos internacionais devem ser retomados apenas em dezembro. No entanto, já no primeiro dia de operação, espera-se um fluxo significativo de passageiros. Conforme o governo do Estado, cerca de 9 mil pessoas devem circular pelo aeroporto, que contará com 71 voos programados ao longo do dia — 37 partidas e 34 chegadas.
As rotas iniciais incluem destinos como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, principais hubs do país. De acordo com a Fraport, a movimentação no aeroporto será ampliada gradualmente, conforme a pista principal, ainda em recuperação parcial, vá permitindo mais operações. Mesmo com essa limitação, o terminal já comporta até 128 voos domésticos diários, sendo cerca de 12 voos por hora, das 8h às 22h.
Além disso, a partir da madrugada desta segunda, as atividades comerciais que haviam sido transferidas temporariamente para a Base Aérea de Canoas também foram encerradas, retornando integralmente ao Salgado Filho.