Celebração realizada nesta sexta em Flores da Cunha também abre a programação de eventos que acontecem na cidade até março
Em uma noite regada a espumante e repleta de luzes, boa música e mesa farta, foi aberta nesta sexta-feira (20), mais uma edição do ‘É Tempo de Vindima’, um evento promovido anualmente pela Prefeitura de Flores da Cunha para celebrar a época da colheita da uva. O encontro, que reuniu lideranças e a comunidade florense e da região, foi realizado na propriedade da Família Slavieiro, no Travessão Carvalho.
Os presentes puderam apreciar o entardecer com a bela vista do distrito de Otávio Rocha para um vale, além de acompanharem a cerimônia de abertura da programação do ‘É Tempo de Vindima’. O evento visa engajar a comunidade local e trazer mais visitantes para conhecer as belezas do município, provar da gastronomia italiana inigualável, sem deixar, é claro, de degustar os melhores vinhos e espumantes produzidos nesta terra.
O brilho especial da noite provinha também da presença das soberanas de três festas regionais, a rainha Fernanda Molon Andreazza e a princesa Sabrina Variani, da FenaVindima de Flores da Cunha; a rainha da Fecouva de Otávio Rocha, Marília Cagnin e as princesas Andressa Manosso e Giovana Andreazza; além da rainha Érika Scariot Bernardi e as princesas Aline Marin e Milena Chiarani, representando a Feprocol de Nova Pádua, evento que ocorre de 16 a 26 de fevereiro.
Após a cerimônia oficial, as autoridades foram convidadas a participar do momento da ‘colheita simbólica’ que deu início oficial ao trabalho da safra da uva. Na sequência, as soberanas da FenaVindima e da Fecouva, participaram da tradicional pisa da uva, uma tradição que remonta a décadas atrás, quando, para iniciar o processo de fabricação dos vinhos era necessário esmagar os cachos da fruta com os pés.
Por fim, os convidados foram premiados um delicioso menarosto, que é uma combinação de carnes de frango, porco e codorna assadas juntas, sem nenhuma pressa e apenas com o calor do fogo, em uma roleta. A iguaria tornou-se prato típico da cidade por uma lei municipal. O menarosto foi acompanhado de espumantes produzidos por um vinícola do próprio distrito e, durante o coquetel, o público pode deliciar-se também com a apresentação do acústico dos artistas locais, Maicon & Pontel.
Para além da abertura realizada nesta sexta, outros eventos estão programados para acontecer até março, em Flores da Cunha. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do @turismo.flores, no site da Prefeitura ou ainda clicando aqui.