Alessandra Maciel Nunes mora com as duas filhas no bairro Cruzeiro, em Farroupilha
“Sou muito grata”, é assim que a auxiliar de limpeza e diarista Alessandra Maciel Nunes define os últimos 60 dias em sua nova moradia no bairro Cruzeiro. Ao lado das duas filhas, Rythyelle Maciel Machado Rodrigues, de 16 anos, e Rafaelle Maciel Machado Rodrigues, de nove anos, a família é umas das 32 beneficiadas com uma residência através do Programa A Casa É Sua em Farroupilha.
As obras, entregues em agosto deste ano, marcaram um recomeço para os beneficiários, que agora tem a sua casa própria, com toda a infraestrutura necessária. Em Farroupilha, as residências estão localizadas no bairro Industrial (11 unidades), Santo Antônio (04 unidades), Alvorada (05 unidades) e no Cruzeiro, onde Alessandra convive com outros 11 vizinhos.
“A importância desta casa é simples, ela é a minha vida. A minha vida está dentro daquela casa. Está sendo uma experiência que eu nunca imaginei passar. Eu não pensava que teria a minha casa, mesmo batalhando, mesmo trabalhando e orando, eu não imaginava. A nossa ficha ainda não caiu, minha e das minhas filhas, a gente está vivendo um grande sonho. A cada dia que entramos em casa a gente ainda não acredita que ela é nossa”, disse a moradora.
Passados estes primeiros 60 dias da entrega, a Secretária de Habitação e Assistência Social Anita Maioli Pasqual, comentou sobre a importância deste tipo de inciativa.
“Os programas habitacionais, como o A Casa É Sua, têm um papel fundamental em Farroupilha, porque representam muito mais do que a entrega de uma casa. Eles são a base para que as famílias possam construir um novo futuro com dignidade, segurança e estabilidade. Quando uma família conquista o seu lar, ela passa a ter um ponto de partida sólido para crescer, investir na educação dos filhos e melhorar sua qualidade de vida.”, disse.
Este pensamento é reforçado pelo Prefeito Jonas Tomazini, que lembrou que o município tem como objetivo seguir com este compromisso com os farroupilhenses.
“Há 60 dias, vivemos um momento muito especial aqui em Farroupilha: a entrega das casas para 32 famílias que, depois de tanto tempo de espera e de luta, puderam realizar o sonho da moradia própria. E hoje, ao lembrarmos desse marco, reforçamos a importância dos programas habitacionais como instrumentos de transformação social. Quando uma família recebe a chave da sua casa, ela não está apenas conquistando um imóvel, está ganhando dignidade, segurança e a oportunidade de construir uma nova história. É por isso que seguimos firmes nesse compromisso, trabalhando para ampliar o acesso à moradia e garantir que mais farroupilhenses tenham um lar para chamar de seu.”
Em Farroupilha, o total investido no Programa foi de R$ 6.880.183,68, levando em consideração a construção das residências, que têm cerca de 44,33 metros quadrados, com sala e cozinha integradas, banheiro, dois dormitórios e uma área de serviço, as pavimentações nas vias, e a avaliação dos terrenos cedidos.