Cerimônia ocorreu na noite deste sábado na comunidade São Romédio
Neste sábado (26) foram divulgados os premiados no 29º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul, durante jantar no Salão de São Romédio. Além de dezesseis Troféus Grande Ouro, 124 Ouro e nove Prata (veja abaixo), foi entregue a premiação inédita Vindima de Ouro para a amostra de maior pontuação entre os produtos engarrafados. Ela foi conquistada pelo vinho tinto Cabernet Sauvignon da Vitivinícola Don Affonso (Linha Parole de Famiglia, 2023), que também ganhou Troféu Grande Ouro. Já o Troféu Pipa Destaque (melhor amostra a granel) foi para a Vinícola Grutinha (Vinhos Tradição), com vinho tinto de mesa Bordô (Troféu Ouro), produzido em pipa de 250 mil litros.
Outra novidade foi a criação da Categoria Zero Álcool, popularmente conhecida como Espumante Zero Álcool. As cantinas vencedoras foram Vinícola Tonela e Waldemar Milani (ambas com Troféu Ouro nesta categoria). Ao final do evento, foi distribuído o folder oficial com os resultados e contatos das vinícolas. As premiações também serão divulgadas nas redes sociais do Concurso (@vinhosdecaxiasoficial).
Os troféus foram entregues pelo prefeito Adiló Didomenico; secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto; e Princesa da Festa da Uva 2026 Letícia Comin da Silva. Esta edição do Concurso teve recorde de amostras inscritas – foram 487, oriundas de 42 cantinas. O recorde anterior havia sido no ano passado (385 amostras).
O prefeito cumprimentou as vinícolas participantes, destacou importância do segmento e pediu que as famílias à frente das cantinas perseverem na atividade de cultivo das videiras. Também parabenizou comunidade de São Romedio que está fazendo 150 anos.
O titular da SMAPA agradeceu aos envolvidos: servidores da secretaria, patrocinadores, parceiros, comunidade de São Romédio, vinícolas e avaliadores, alguns desde as primeiras edições.
Douglas Santini, representando o Comitê Organizador, destacou a importância do Concurso.“ O Concurso é uma importante ferramenta de marketing e principalmente de aferição da qualidade dos produtos, apontando oportunidades de melhoria. Isto vem se traduzindo ao longo destes 29 anos na melhoria da qualidade dos vinhos, sucos e espumantes. Em 2027, chegaremos à 30ª edição ininterrupta do concurso. Já estamos trabalhando nisto com objetivo de aproveitar a oportunidade para relembrar do passado e projetar o futuro do segmento vitivinícola, com diversas novidades já planejadas”.