O serviço terá capacidade de realizar 1.344 exames no período de um mês, com foco em usuários que já estão na lista de espera
A Carreta da Tomografia, que contou com o apoio inicial da CIC Caxias para a chegada no Município, passará a funcionar ao lado do Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, com acesso pelo Portão Sete 7. A mudança ocorre devido a motivos operacionais. Em razão de ajustes técnicos e vistorias, os atendimentos no novo local estão previstos para iniciar nos próximos dias e serão comunicados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A ação foi idealizada pela Prefeitura por meio de um programa do Governo Federal e abrangerá também as demais 48 cidades da 5º Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS). O serviço terá capacidade de realizar 1.344 exames no período de um mês, com foco em usuários que já aguardam o procedimento. Os pacientes serão contatados pela SMS, não havendo demanda espontânea.
A iniciativa é voltada à ampliação do acesso a atendimentos especializados e à redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia busca aproximar os serviços da população e agilizar diagnósticos, contribuindo para o início mais rápido de tratamentos.
Serviço
Local: junto ao Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva (acesso pelo Portão 7).
Público: pacientes da rede pública de Caxias e Região que aguardam na fila de regulação por exames.
Capacidade: 60 exames diários e previsão de permanência de 30 dias.
Atendimento: de forma regulada e agendada previamente, porque não é um serviço de livre demanda espontânea ou atendimento de porta aberta.
O que é
Tomografia computadorizada é um exame rápido e seguro que usa raios-X para criar imagens detalhadas e em três dimensões do interior do corpo. É muito importante para descobrir doenças graves no começo, ver lesões após acidentes e ajudar médicos a planejar cirurgias com mais exatidão.