Volumes de chuva podem ultrapassar 160 milímetros em 24 horas em algumas regiões; Serra também está na área de atenção para temporais
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta terça-feira (30), o prognóstico do tempo e emitiu um alerta para a ocorrência de temporais, chuva intensa, granizo e rajadas de vento em diversas regiões do Estado entre esta terça-feira e quinta-feira (2).
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a quarta-feira (1º) deve concentrar as condições mais severas. A previsão indica acumulados de chuva entre 70 e 120 milímetros no Noroeste, Norte, Nordeste e parte da Serra Gaúcha, com volumes que podem ultrapassar 160 milímetros em apenas 24 horas em alguns pontos do Noroeste e Norte do Estado.
Outro fator que preocupa é a possibilidade de precipitação intensa em curto período. Conforme a Defesa Civil, algumas localidades podem registrar até 120 milímetros de chuva em apenas seis horas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos.
Além da chuva, a previsão aponta para tempestades com queda isolada de granizo e rajadas de vento que podem atingir até 90 km/h entre a tarde desta terça-feira e a madrugada de quinta-feira. Há risco de destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Risco de elevação dos rios
A Defesa Civil também chama atenção para a situação hidrológica do Estado. Os maiores riscos estão concentrados nas regiões Norte e Noroeste, que já registraram volumes elevados de chuva nos últimos dias e enfrentam cheias em arroios e pequenos rios.
Com a previsão de novas precipitações, o órgão mantém níveis de atenção e alerta para municípios dessas regiões, onde há possibilidade de novos alagamentos e inundações.
Entre os rios monitorados, o destaque é o Rio Uruguai, que pode atingir cota de inundação no trecho entre Iraí e Porto Lucena, aumentando o risco para comunidades ribeirinhas.
A orientação da Defesa Civil é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite áreas alagadas ou sujeitas a deslizamentos durante a passagem das instabilidades.