Número de endividados cresce 8,4% em um ano e já atinge 36,5% da população economicamente ativa
O número de pessoas com dívidas em atraso chegou ao maior patamar dos últimos cinco anos em Caxias do Sul. Levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, com base em dados do SPC Brasil, aponta que 155.244 consumidores estavam inadimplentes em março de 2026 — o equivalente a 36,5% da população economicamente ativa do município.
O indicador mantém trajetória de alta. Na comparação com março de 2025, o avanço foi de 8,4%. Em relação a fevereiro deste ano, a variação foi de 0,8%, enquanto no acumulado do primeiro trimestre o crescimento chega a 2,7%.
O valor médio das dívidas por pessoa é de R$ 6.488, com destaque para o público masculino, que concentra os maiores valores (R$ 7.214). Em média, cada consumidor possui 2,67 dívidas em atraso, sendo que a maioria — 74,4% — está negativada há mais de um ano.
As faixas etárias mais afetadas são de 40 a 64 anos (43,2%) e de 25 a 39 anos (38,5%). Já entre os idosos, acima de 65 anos, o índice é de 11,3%. Quando considerado o tempo de atraso, os mais jovens (25 a 39 anos) lideram.
O levantamento também mostra que os bancos concentram a maior parte das dívidas (66,4%), seguidos por contas básicas, como água e luz (10,6%), e pelo comércio (8,5%).
Os dados acendem alerta para o cenário econômico local, com aumento contínuo da inadimplência e maior comprometimento da renda das famílias.