Sistema deve ter cobrança via app, isenções e monitoramento por veículo inteligente; implantação inicia no quadrilátero central
A implantação do sistema de estacionamento rotativo em Flores da Cunha avançou na noite desta segunda-feira (1º), durante uma audiência pública realizada no Centro de Convivência Frei Salvador, localizado atrás do Centro Administrativo.
O encontro reuniu o prefeito César Ulian, o secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Itamar Brusamarello, vereadores, técnicos da empresa responsável pelo estudo, além de representantes do Centro Empresarial, CDL, comerciantes e moradores. Os presentes manifestaram apoio ao andamento dos trabalhos e ao cronograma apresentado.
A administração municipal destacou que a participação da comunidade será mantida durante a sequência do processo e que o sistema pode ser ajustado conforme as demandas identificadas antes do início da operação definitiva.
Diagnóstico do tráfego e justificativas
A equipe técnica detalhou o cenário atual da mobilidade no município, que possui 27 mil veículos para uma população de 30.892 habitantes, resultando em uma taxa de motorização de 0,90 – praticamente um veículo por habitante adulto. O índice reforça a necessidade de organizar o fluxo e ampliar a rotatividade de vagas na área central.
Também foi destacado o funcionamento do Centro em dias úteis e sábados, períodos em que se concentram os maiores gargalos de estacionamento.
Diretrizes e funcionamento da Área Azul
O projeto prevê pagamento via PIX, moedas no parquímetro, aplicativo, cartão ou pontos de venda credenciados; isenção de 15 minutos para todos os usuários; isenção de 2 horas para idosos e pessoas com deficiência; aviso para regularização com prazo de cinco dias úteis; e tarifa estimada em R$ 3,00 por hora.
A cobrança aos sábados deve ocorrer somente até o meio-dia, e os domingos serão isentos. O horário de funcionamento do estacionamento rotativo ainda será definido, segundo a administração municipal.
Durante a apresentação, também foi informado que o tempo máximo de ocupação de uma mesma vaga será de 3 horas, medida que busca garantir maior rotatividade na área central e facilitar o acesso ao comércio.
Um dos diferenciais do projeto é o modelo de fiscalização: ela deve ser feita por meio de um veículo equipado com câmeras, capaz de identificar automaticamente se o pagamento da vaga foi realizado. O sistema permite monitorar as placas dos veículos estacionados e conferir a regularidade de forma ágil e precisa.
Etapas de implantação
A implantação será feita de forma gradual, dividida em três fases. A primeira etapa está prevista para começar em abril de 2026, concentrada no quadrilátero central — basicamente no binário formado pela Avenida 25 de Julho, Ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros, além das vias transversais Júlio de Castilhos, Ernesto Alves, John Kennedy, Dr. Montaury, Professora Maria Dal Conte e Severo Ravizzoni. As duas fases seguintes vão expandir o sistema para outras áreas do Centro, conforme demanda. O sistema deve iniciar a operação com quase 400 vagas rotativas.
Responsabilidades da concessionária
A empresa contratada será encarregada de:
– Instalar e manter a sinalização vertical e horizontal;
– Realizar o mapeamento georreferenciado das vagas;
– Implantar e manter os parquímetros;
– Realizar campanhas de orientação;
– Disponibilizar monitores de apoio;
– Cadastrar e dar suporte à rede de pontos de venda.
Um ponto destacado na audiência foi a previsão de concessão por até 10 anos, período em que a empresa vencedora da licitação vai ser responsável pela operação e infraestrutura do sistema.
Cronograma aprovado
O cronograma consolidado prevê:
– Dezembro/2025: finalização do projeto, audiência pública e envio do PL à Câmara;
– Janeiro/2026: análise do Tribunal de Contas;
– Fevereiro/2026: processo licitatório;
– Abril/2026: assinatura do contrato e início da implantação da primeira fase.