Tricolor gaúcho tenta manter chance de vaga na pré-Libertadores; cariocas miram consolidação no G-6
Grêmio e Fluminense se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, na Arena, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes chegam em momentos positivos, mas com ambições diferentes na tabela.
O Grêmio vem de uma vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, resultado que recolocou a equipe de Mano Menezes na briga por uma vaga na fase preliminar da Libertadores de 2026. O time ocupa a 10ª posição, com 46 pontos, e mira terminar o campeonato ao menos em oitavo. Para isso, além de vencer as últimas partidas, o Tricolor precisa torcer para que Fluminense ou Cruzeiro conquiste a Copa do Brasil, abrindo mais uma vaga ao torneio continental.
Do outro lado, o Fluminense chega embalado por cinco jogos de invencibilidade — três vitórias e dois empates — no Brasileirão. A equipe de Zubeldía goleou o São Paulo por 6 a 0 na última rodada, no Maracanã, e aparece em sexto lugar, com 58 pontos. Já garantido na pré-Libertadores, o time tenta agora confirmar a vaga direta na fase de grupos.
Escalações prováveis
Grêmio — técnico: Mano Menezes
Mano não terá Amuzu e Carlos Vinicius, suspensos. Em contrapartida, o clube obteve efeito suspensivo para Kannemann e Marlon, punidos pelo STJD por declarações contra a arbitragem.
Provável escalação: Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Kannemann (Gustavo Martins) e Marlon; Dodi, Arthur e Edenilson; Alysson (Pavon), André Henrique e Willian.
Desfalques: Carlos Vinicius e Amuzu (suspensos), Noriega (ligamento do tornozelo), Balbuena (fratura no tornozelo direito), Braithwaite (tendão de Aquiles), Cristian Olivera (entorse no tornozelo), João Pedro (trombose no ombro), Rodrigo Ely (cirurgia no joelho) e Villasanti (lesão no joelho).
Pendurados: Alysson, Tiago Volpi, Marlon, Cuéllar, Dodi, Monsalve, Alex Santana, Villasanti.
Fluminense — técnico: Zubeldía
Sem Canobbio, suspenso, o treinador terá de mexer no ataque. Hércules, que sentiu desconforto, é dúvida.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Nonato (Hércules), Martinelli, Lucho Acosta e Soteldo; Serna e Everaldo.
Desfalques: Thiago Silva (poupado), Canobbio (suspenso), Cano e Manoel (lesionados).
Pendurados: Everaldo, Fábio, Facundo Bernal, Freytes, Lima, Lucho Acosta, Paulo Henrique Ganso, Santi Moreno, Thiago Santos e Zubeldía.
Arbitragem
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Quarto árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (AP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)