Em 2026, o imposto em cota única pode ser pago em duas datas com descontos entre 10% e 12%
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Receita Municipal, informa que o reajuste do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo para 2026 será de 4,68%, percentual que corresponde à inflação medida pelo IPCA acumulado entre novembro de 2024 e outubro de 2025. Os carnês seguem sendo 100% digital, mas a novidade para o próximo ano é a possibilidade de pagamento por pix, o que pode gerar uma economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.
“A nossa estimativa é de que esse modelo 100% digital com o pix por meio de QRCode que integrará os boletos traga uma economia de mais de R$ 1 milhão em 2026 em relação ao IPTU, um valor que ao invés de ser despendido com o custeio de emissão de documentos, por exemplo, ele vai ser reinvestido totalmente em serviços para a população. Então é um compromisso que o município tem para facilitar acesso, reduzir burocracia, reduzir o uso de papel, respeitando os princípios de sustentabilidade e também buscando uma melhor gestão dos recursos públicos para que os recursos sejam destinados à prestação de serviços para a população“, informa o secretário da Receita, Micael Meurer.
Meurer reforça que os proprietários devem manter seus dados atualizados para garantir o acesso aos seus boletos. E informa que em 2026, a cota única terá dois vencimentos com descontos que variam de 10% a 12%.
Como acessar os boletos (A PARTIR DE 1º DE DEZEMBRO)
As guias podem ser acessadas por meio de diferentes canais, como o site da Prefeitura de Caxias do Sul no endereço https://caxias.rs.gov.br/servicos/receita/iptu.
O Aplicativo Cidadão Online Caxias do Sul também é uma alternativa de acesso muito utilizada pelos contribuintes e está disponível para download na App Store e Play Store.
A Prefeitura também disponibiliza no link https://caxias.rs.gov.br/servicos/receita/iptu/boletos, um passo a passo de como gerar a guia de IPTU.
Cota única
A cota única 2026 terá dois vencimentos:
06 de janeiro – com desconto de até 12%
06 de fevereiro – com desconto de até 10%
Parcelamento
O cidadão caxiense que não pagar o IPTU em cota única poderá pagar em quatro parcelas, com os seguintes vencimentos:
1ª parcela: dia 10 de abril de 2026
2ª parcela: dia 11 de maio de 2026
3ª parcela: dia 10 de junho de 2026
4ª parcela: dia 10 de julho de 2026.
Onde encontro minha inscrição cadastral?
A inscrição cadastral do imóvel está disponível para consulta no site da Prefeitura, e consta no boleto de IPTU de anos anteriores.
E se eu não tiver meios ou não souber como gerar a guia?
O contribuinte pode se dirigir ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes.