Carlos Vinícius e Marlon marcaram os gols do Tricolor na Arena Castelão
Na noite deste domingo (9), o Grêmio somou um ponto no Campeonato Brasileiro ao empatar em 2 a 2 com o Fortaleza na Arena Castelão, pela 33ª rodada. O time mandante abriu o placar com Bareiro, mas o Tricolor virou com gols de Carlos Vinicius e Marlon. Na segunda etapa, Matheus Pereira deixou tudo igual.
O Grêmio entrou em campo sem o atacante Cristian Olivera, fora por entorse no tornozelo, e Pavón, suspenso. Além disso, Mano Menezes não pôde ocupar a casamata Tricolor por ter recebido o terceiro cartão amarelo, sendo substituído pelo auxiliar Sidnei Lobo.
A partida iniciou com jogadas ofensivas do Tricolor. Porém, a primeira chegada com perigo foi do Fortaleza, aos três minutos, em chute de longe de Lucas Crispim defendido pelo goleiro Tiago Volpi.
No minuto seguinte, o atacante Bareiro chutou da entrada da área acertando o canto esquerdo da meta gremista e abriu o placar para o Fortaleza.
Aos 10, Volpi fechou o ângulo para a finalização de dentro da área de Breno Lopes.
Aos 13 minutos, o goleiro Brenno soltou a bola ao fazer a reposição e o centroavante Carlos Vinicius, atento, roubou e mandou para dentro do gol, balançando as redes para empatar o placar: 1 a 1!
Cinco minutos depois, Edenilson dominou a bola na área e chutou, mas saiu por cima da meta do Fortaleza. Aos 27, Alysson acelerou pela direita, driblou o marcador e chutou forte. Brenno espalmou, e a sobra ficou com Edenilson, que acabou travado pela defesa.
Aos 31, Marlon recebeu de Carlos Vinícius, invadiu a área, deixou o marcador para trás com um belo drible e bateu cruzado para virar o jogo na Arena Castelão: 2 a 1. Foi o primeiro gol do lateral-esquerdo com a camisa do Grêmio.
Quatro minutos depois, Marlon encontrou Amuzu na área. O atacante finalizou, mas a bola desviou em Mancuso e saiu em escanteio. Na cobrança, Alysson tentou o cabeceio, mas Brenno fez a defesa. Nos acréscimos, aos 46, Lucas Crispim cobrou falta direto para o gol, e Volpi espalmou.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com a mesma formação. Logo no primeiro minuto, Matheus Pereira cobrou falta direto no gol e Volpi buscou no canto esquerdo para evitar o empate.
O Fortaleza passou a controlar as ações ofensivas. Aos 11, Volpi apareceu de novo, defendendo o chute de longe de Breno Lopes.
Três minutos depois, Sidnei Lobo fez as primeiras mudanças: André Henrique entrou no lugar de Carlos Vinícius, e Cristaldo substituiu Alysson.
A pressão do Fortaleza surtiu efeito aos 19 minutos. Em cobrança de falta, Matheus Pereira empatou o jogo.
Aos 22, o Grêmio fez mais uma alteração: Dodi entrou para a saída de Cuéllar.
No minuto seguinte, Herrera apareceu com perigo em uma tentativa de cabeça e a bola saiu por cima do gol de Volpi.
Aos 27, Marlon caiu na área. O lance foi revisado pelo VAR, e o árbitro mandou seguir. O Tricolor passou a pressionar mais o Fortaleza em busca de retomar a vantagem no placar.
Sidnei Lobo fez mais duas trocas no Tricolor aos 33 minutos: Aravena e Gustavo Martins entraram nos lugares de Amuzu e Edenilson, respectivamente.
O Grêmio teve uma grande chance de marcar o terceiro aos 42. Após cobrança de escanteio de Cristaldo, Gustavo Martins cabeceou, a bola sobrou para Aravena, que avançou para bater, mas Brenno fez a defesa.
O Tricolor insistia e tentava manter o jogo na área adversária. No minuto seguinte, Cristaldo levantou a bola em cobrança de falta e Gustavo Martins cabeceou para fora.
Aos 45, Gustavo Martins entrou na área em condução e finalizou, mas parou novamente em Brenno. No contra-ataque, Moisés respondeu para o Fortaleza com um chute perigoso, que saiu por cima da meta gremista.
No último minuto, Matheus Pereira foi expulso após uma entrada forte em Cristaldo. Logo depois, o árbitro encerrou a partida.
Com o empate, o Grêmio somou 40 pontos e seguiu na mesma posição no Brasileiro. Agora, a equipe terá 10 dias de preparação até o próximo compromisso, que será após a pausa da Data Fifa, contra o Vasco da Gama, na Arena do Grêmio. A partida pela 34ª rodada do Nacional está agendada para o dia 19 de novembro, quarta-feira, às 21h30.