Mudança vai afetar 928 estudantes de 15 escolas municipais; alunos devem ser transferidos para a rede estadual de ensino
A Secretária Municipal de Educação de Caxias do Sul, Marta Fattori, afirmou nesta segunda-feira (20) que não deve voltar atrás na decisão de encerrar as turmas de 9º ano em 15 escolas municipais a partir de 2026. A medida, anunciada na última sexta-feira (17), gerou protestos de pais, alunos e professores em frente à sede da pasta nesta segunda-feira (20).
Segundo a secretária, o processo foi comunicado previamente e discutido com o Ministério Público e a Câmara de Vereadores antes do anúncio. Ela reconheceu a insatisfação das comunidades escolares, mas afirmou que a situação vai ser “acomodada com o tempo e com diálogo contínuo”, disse em entrevista à reportagem da Rádio Solaris FM 99.1.
A medida deve afetar diretamente 928 estudantes, que serão transferidos para escolas estaduais que já oferecem o Ensino Médio, em uma ação conjunta entre o Município e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). “Está tudo organizado para que esses alunos irão para o Estado”, destacou ainda Fattori.
Protesto reuniu cerca de 100 pessoas
O ato desta segunda contou com cerca de 100 participantes, entre pais, alunos e professores, em frente à SMED. Os manifestantes exibiram cartazes com frases como “Respeitem a comunidade escolar” e “Não se muda o futuro apagando o presente dos estudantes”.
O protesto também contou com a presença de vereadores da oposição, como Lucas Caregnato (PT), Rose Frigieri (PT), Capitão Ramon (PL) e Cláudio Libardi (PCdoB).
Transição começa em 2026
As escolas atingidas devem realizar assembleias com pais e responsáveis nas próximas semanas para detalhar o processo. Os alunos terão vaga garantida nas escolas estaduais e podem solicitar transporte gratuito se morarem a mais de dois quilômetros da nova instituição.
As matrículas nas escolas estaduais ocorrerão entre 20 e 30 de janeiro de 2026.