Calendário 2026-2029 prevê limite de 11 datas para os estaduais, Brasileirão mais longo e retorno da Copa Norte
A CBF divulgou nesta quarta-feira (1º) o calendário do futebol brasileiro para o período de 2026 a 2029. As mudanças afetam estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil e ainda criam novos torneios regionais.
O principal impacto está nos campeonatos estaduais. Eles terão início em 11 de janeiro e vão até 8 de março, com no máximo 11 datas. O Brasileirão, por sua vez, começa antes do término dos estaduais: em 28 de janeiro. A competição nacional vai até 2 de dezembro, ganhando mais semanas de disputa.
Com isso, haverá rodadas simultâneas entre estaduais e Brasileirão. A única exceção será na fase final dos regionais, quando o calendário reservará uma semana exclusiva para as decisões.
Outra novidade está na Copa do Brasil, que terá novo formato, ainda não detalhado pela entidade. Além disso, surgem três competições regionais: Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e a volta da Copa Norte. Segundo a CBF, a reformulação busca equilibrar o calendário e reduzir a sobrecarga de jogos dos clubes da elite.
A entidade também aposta no aumento do apelo comercial das competições, especialmente do Brasileirão, que passa a ter mais visibilidade ao longo do ano.