Projeto busca valorizar identidade de Caxias e ampliar reconhecimento nacional
A Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) Caxias realizou nesta segunda-feira (22), a tradicional reunião-almoço (RA), com a apresentação do projeto de Place Branding de Caxias do Sul, que vai ser conduzido pela entidade em parceria com a Prefeitura Municipal. A consultoria e a execução estratégica estão a cargo da Critério – Resultado em Opinião Pública.
O jornalista Cezar Freitas, que comandou a apresentação, destacou que o trabalho não cria novos projetos de desenvolvimento, mas organiza e potencializa iniciativas já existentes por meio de uma comunicação integrada. “Sabíamos que as coisas não são se não forem comunicadas. Caxias pode ter perdido oportunidades de mostrar seus potenciais e atrair talentos e investimentos. Esse projeto é para resgatar o protagonismo da cidade”, afirmou.
Segundo Freitas, o processo vai ser desenvolvido em duas etapas principais: uma fase de investigação, já em andamento, com entrevistas, workshops e pesquisa em parceria com a UCS, seguida pela construção da marca e de uma estratégia de comunicação. A ideia é alinhar diferentes setores da comunidade e projetar Caxias no Rio Grande do Sul e no Brasil.
O consultor lembrou ainda que o Place Branding busca criar um posicionamento emocional sobre a cidade, de forma semelhante ao que ocorre com destinos internacionais e nacionais reconhecidos. “Quando falarem em Caxias do Sul, queremos que haja uma lembrança clara e positiva. A cidade tem diversidade cultural, mais de 40 nacionalidades representadas e um histórico de protagonismo econômico. É preciso comunicar isso de forma proporcional à sua importância”, reforçou.
O trabalho da CIC Caxias toma como referência exemplos de outras cidades brasileiras, como Joinville (SC), que estruturaram uma comunicação estratégica de longo prazo para fortalecer sua imagem e atrair investimentos, talentos e eventos.