Evento da Assembleia Legislativa reúne lideranças e comunidade para debater impactos das mudanças climáticas e estratégias de crescimento sustentável no RS
O 6º Seminário do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está ocorrendo nesta sexta-feira (15), em Caxias do Sul, reunindo autoridades, especialistas e comunidade para discutir os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável no Estado.
O encontro, aberto ao público, segue até 12h30min no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e integra a programação da Região Funcional RF3, que abrange Cima da Serra, Hortênsias e Serra. A abertura teve apresentação participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), que destacou a necessidade de novas estratégias de crescimento que conciliem desenvolvimento econômico, preservação ambiental e inclusão social.
Segundo ele, o Rio Grande do Sul vive “um momento desafiador” marcado por crises climáticas e mudanças econômicas. “Nos últimos seis anos nós não temos normalidade climática no Estado. Ou é seca, ou é chuva em excesso. Precisamos pensar um crescimento que também seja sustentável do ponto de vista ambiental”, afirmou. Vargas lembrou ainda que, nas últimas décadas, o Estado perdeu participação no PIB nacional e que a reconstrução precisa envolver políticas públicas, transição energética e novas formas de produção.
Ao longo da manhã, painéis temáticos abordam os impactos das mudanças climáticas na economia, indústria, agricultura, turismo e nas relações de trabalho. Entre os palestrantes, estão representantes de comitês de bacias hidrográficas, universidades, sindicatos e entidades setoriais, que trazem diagnósticos e propostas para a região.
As contribuições apresentadas serão reunidas em um relatório final, com encaminhamentos ao governo estadual, ao governo federal e à própria Assembleia Legislativa, podendo subsidiar políticas públicas e novos projetos de lei.
O encerramento conta com debate aberto em plenário, no qual cada participante pode apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Serra Gaúcha.
Programação
8h30 – Apresentação cultural: Dan Ferretti
9h – Abertura oficial: cerimonial da ALRS
9h30 – Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora: Pres. da ALRS, Dep. Pepe Vargas
9h50 – Apresentação da Plataforma Digital Pacto RS 25
10h – Maria do Carmo Quissini: Mudança Climática e o Desenvolvimento da Região – Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
10h15 – Hélio Henkin: Mudança Climática: Impactos na Economia do RS e da Região – Professor da FCE/UFRGS e coordenador do NETIT/UFRGS (Núcleo de Estudo em Tecnologia, Indústria e Comércio Internacional)
10h30 – Ubiratan Rezler: Mudança Climática: Impactos no Desenvolvimento Industrial – Presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e de Material Elétrico de Caxias do Sul
10h45 – Gilberto Bonatto: Mudança Climática: Impactos no Setor Agrícola – Emater/RS
11h – Márcia Ferronato: Mudança Climática: Impactos no Setor do Turismo – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho
11h15 – Silvana Piroli: Mudança Climática: Abordagem do ponto de vista do trabalhador – Secretaria-Geral da CUT/RS
11h25 – Assis Mello: Mudança Climática: Abordagem do ponto de vista do trabalhador – Dirigente Estadual da CTB/RS
11h35 – Debate em plenário: apresentação de propostas (3 min cada)
12h30 – Encerramento