Unidade Básica de Saúde será construída na Rua João Paranhos da Rocha, onde antes funcionava o Centro Comunitário Vila Romana/Santa Helena
O Prefeito Adiló Didomenico e o Vice-Prefeito Edson Néspolo, assinaram na manhã do sábado (02), a ordem de início da construção da Unidade Básica de Saúde Vila Romana, na região do bairro Desvio Rizzo. O evento ocorreu no próprio terreno onde a UBS será construída, na rua João Paranhos da Rocha, s/n, onde antes funcionava o Centro Comunitário Vila Romana/Santa Helena. O local fica próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa.
“Aqui, no cenário onde, tristemente, a gente acompanhou a destruição do centro comunitário, hoje a gente vem com muita alegria assinar a ordem de início de um equipamento importante, estratégico para a região do Desvio Rizzo, que é uma UBS para atender toda essa região que vem crescendo e precisando. Então gente, vamos juntos, nos dê um voto de confiança que eu tenho certeza que o Rizzo vai reconhecer no futuro as grandes obras que a gente vai entregar”, disse Didomenico.
O Vice-Prefeito Edson Néspolo, ressaltou sobre as obras do governo como a revitalização da entrada do Desvio Rizzo que vai avançando a cada semana, além das obras de combate a alagamentos que estão sendo feitas. “É um orgulho muito grande fazer parte desse governo que em sete meses entregou as UBS´s Mariani e Esplanada reformadas e ampliadas, a telemedicina que é uma conquista importante da saúde, e fazer uma UBS aqui nesse local é reconquistar uma área para a comunidade. Essa é uma conquista da comunidade e é um emblema, porque aqui nesse local tinha um centro comunitário que foi destruído. Com as obras aqui na região vamos beneficiar o Santiago, vamos beneficiar a Vila Romana, a Conceição da Linha Feijó, é uma região enorme que vai ser beneficiada. Então eu tô muito feliz de estar aqui no Rizzo e logo vamos entregar a maior obra de bairro de Caxias do Sul, que é a revitalização da entrada do Rizzo. Então essa é a cara do nosso governo, que também tem um olhar para os bairros e para as comunidades”.
A nova UBS Vila Romana será Tipo II, com capacidade para acomodar, no mínimo, duas Equipes de Saúde da Família e duas Equipes de Saúde Bucal, com porte para atendimento de aproximadamente 8 mil usuários, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde na região. A construção busca atender o crescimento populacional da localidade e o aumento da procura pelos serviços públicos de saúde.
A empresa vencedora da licitação foi a BJ Queiroz Engenharia e Construções LTDA, de Caxias do Sul. O prazo estimado da obra é 18 meses e o investimento é de mais de R$ 4,1 milhões. A UBS foi contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal, com o recurso de R$ 2,6 milhões, e o restante é contrapartida do município.
A presidente do Bairro Desvio Rizzo, Maria Helena Menzen, finalizou agradecendo todos os envolvidos. “A gente só tem que agradecer ao nosso Prefeito Adiló e ao poder público que estão nos presenteando com essa nova Unidade Básica de Saúde, porque essa nova UBS vai desafogar a do bairro Desvio Rizzo. Obrigada a todos”.