Evento reúne mais de 300 produtores para debater mão de obra e sustentabilidade no campo
A 20ª edição da Jornada da Viticultura ocorre nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, no salão da comunidade Nossa Senhora do Carmo, no interior de Flores da Cunha. Com entrada gratuita e expectativa de reunir mais de 300 participantes, o encontro busca levar informações técnicas aos viticultores e promover o debate de temas fundamentais para o setor, com destaque para uma audiência pública sobre a contratação de mão de obra.
Com o tema “Pessoas, processos e legislação – O caminho para uma agricultura sustentável”, a programação inclui palestras técnicas, prestação de contas de entidades do setor e a apresentação de um modelo de contrato de compra e venda de uva, elaborado pela Associação da Comissão Interestadual da Uva.
Um dos destaques da programação é a palestra do pós-doutor em Ciência do Solo da UFSM, Gustavo Brunetto, que aborda o diagnóstico de fertilidade do solo na Serra gaúcha e estratégias de manejo da adubação em vinhedos.
O momento mais esperado da jornada será a audiência pública coordenada pela Frente Parlamentar da Fruticultura e da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa do RS. O debate trata da legislação e das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares na contratação de mão de obra temporária, com a presença de lideranças políticas e representantes do setor produtivo.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário neste link ou junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, pelo telefone (54) 99255-7303. O almoço será por adesão, ao valor de R$ 70.
A jornada é promovida pela Associação da Comissão Interestadual da Uva, com apoio de diversas entidades e patrocínio master do Sicredi.
Programação
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – Apresentação do contrato de compra e venda de uva
9h45 – Intervalo
10h – Palestra sobre fertilidade do solo e adubação (Gustavo Brunetto – UFSM)
Prestação de contas do Consevitis-RS (Eduardo Piaia)
11h – Audiência pública sobre contratação de mão de obra
13h – Almoço por adesão