Noite Italiana foi marcada pela entrega oficial das faixas e tiaras, e revelou novo traje das vindimadoras
As 12 candidatas ao título de Rainha e princesas da Festa da Uva 2026 receberam neste sábado (5), na Noite Italiana das Embaixatrizes, em Caxias do Sul, as tiaras e as faixas de embaixatrizes do evento. Os adereços, criados especialmente para as jovens, foram entregues pelas embaixatrizes da Festa da Uva 2024.
O presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, deu boas-vindas ao público, destacando a importância da cerimônia e o início de um novo ciclo rumo à Festa. Em seguida, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, também fez o uso da palavra. A Rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, também estiveram presentes.
Novo traje das vindimadoras, tiaras e mais
A emoção tomou conta do ambiente ao longo da noite, que foi repleta de celebração e forte valorização das raízes culturais. Também foi momento de apresentar à comunidade o novo traje das vindimadoras, figura tradicional da Festa. O conceito da vestimenta foi sugestão da subcomissão de Estilo da Festa, formada por Tatiana Totel Mohr, Eloisa Passos Dahmer, Ronya Souto e liderada por Elisa Kuver, que convidou a estilista Vivian Boff para idealizar e confeccionar os trajes. “Pensamos em uma peça versátil, confortável e com silhueta marcante para as embaixatrizes. Que elas encantem e levem a Festa da Uva por muitos lugares. Sinto uma imensa alegria em fazer parte dessa história. Como filha de vitivinicultores, quando criança, acompanhava quando meu pai ia expor as uvas para a abertura da Festa da Uva, e agora celebro um novo capítulo repleto de boas memórias”, afirma Vivian.
A paleta de cores do traje contempla tons que remetem ao setor vitivinícola: o terracota simboliza o solo fértil, o verde representa as folhas dos parreirais e o bordô homenageia as uvas e os vinhos da região. Os tecidos escolhidos foram a zibeline, o crepe georgette pesado e o cetim toque de seda.
O vestido das vindimadoras resgata elementos da indumentária das mulheres rurais italianas, como o uso de colete e lenço sobre a blusa, prática comum tanto em dias de trabalho como nas festas. “Por esse motivo, o lenço tornou-se a peça característica da veste dessas mulheres e de suas descendentes”, explica Vivian.
Então, para essa edição, de forma inédita, as vindimadoras receberam lenços toque de seda para compor o look. A peça conta com estampa exclusiva elaborada pelo artista plástico e professor Sergio Lopes, e poderá ser usada de diversas formas, sempre enaltecendo a beleza do traje.
De acordo com Lopes, a peça representa mais que um acessório, pois carrega em sua superfície toda a saga da colonização italiana. “É uma poesia que se vê e se toca. Nela, traduzimos a delicadeza da mulher italiana, o trabalho, a fé e a memória que atravessa gerações. O lenço representa a força feminina que construiu a nossa história”, pontua.
Segundo ele, o querubim representa a religiosidade intensa dos antepassados, enquanto o símbolo da Festa da Uva celebra a colheita, o trabalho e a esperança. “O fruto da videira surge ora pleno e colorido, ora apenas esboçado, sugerindo que nada estava pronto: tudo foi semeado, cultivado, construído com esforço e fé. Um pequeno pássaro entoa o anúncio das boas novas e as flores evocam a delicadeza da presença feminina. Já o singelo laço azul remete aos ornamentos — pequenos gestos de beleza que, mesmo em tempos difíceis, nunca foram deixados de lado. Suas bordas reafirmam a força da contemporaneidade sem jamais esquecer as raízes do passado”, detalha.
Outro destaque do visual é o pingente banhado a ouro com aplicações em pérola, formando um delicado cacho de uva. A joia foi desenvolvida em parceria com o empresário Willian Vieira, diretor da Metais Wizeto.
As tiaras das embaixatrizes foram inspiradas em releituras de edições passadas, em especial da Festa da Uva 2002, e teve a curadoria das integrantes da Comissão Social Adriana Bacchi Corso Betiolo, Ana Claudia Andreazza, Eliana Buffon, Fabiana Venturin e Letícia Mazzocchi, sob a supervisão da Diretora Social, Paula Viezzer. “As tiaras foram criadas para unir tradição, beleza e funcionalidade, não apenas adornando, mas também homenageando a essência de nossa história, dando destaque ao símbolo máximo e coração da festa: a uva”, ressalta Paula.
Música, bom humor e farta gastronomia
O público que prestigiou a Noite Italiana das Embaixatrizes também foi brindado com as bem-humoradas apresentações de Ivangélica e Neno Bépin. O Grupo Felice Persone animou o evento com canções tipicamente italianas, assim como o espetáculo “La Nostra Festa”, com direção de Acácio Camargo, que enalteceu o folclore e a cultura herdada dos imigrantes italianos.
A gastronomia esteve presente por meio de dezenas de delícias, como o galeto, a polenta e o sagu. Vinhos e sucos de uva de 12 vinícolas caxienses foram servidos ao longo da noite.
Próximas ações
Agora, as 12 candidatas seguem como embaixatrizes em uma nova etapa de agendas representando oficialmente a Festa Nacional da Uva 2026, até a escolha da Rainha e das princesas, que será realizada na noite de 23 de agosto, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. As próximas atividades da programação do pré-concurso incluem a apresentação da coroa, do tema da Festa e do cartaz oficial do evento, entre outras.
A 35ª Festa Nacional da Uva ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, em Caxias do Sul, com patrocínio Global Prime Wood e Biglia Advocacia. O pré-concurso, que segue até dia 23 de agosto, tem a Saltur Viagens e Turismo como patrocinadora.



