O objetivo é entregar uma infraestrutura mais segura, moderna e preparada para o futuro
Barreiras dinâmicas para contenção de rochas e detritos estão sendo instaladas na BR-470, na Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), esta é parte das obras de reconstrução e estabilização da rodovia visando entregar uma infraestrutura mais segura, moderna e preparada para o futuro.
O novo conjunto de barreiras, complementares a outras técnicas já aplicadas, está sendo implantado no trecho que liga os dois municípios da Serra, entre os quilômetros 189 e 194, em um raio de 3 km da ponte sobre o Rio das Antas.
O trecho foi um dos mais impactados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, com registro de algumas centenas de deslizamentos de terra, impactando comunidades de interior, lavouras e, principalmente, a rodovia BR-470.

