Espetáculo cênico-musical celebra as raízes da cultura italiana e diverte o público com a história real do nono que montou seu próprio calhambeque à manivela
As comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul ganham uma iniciativa cultural autêntica e alinhada com a valorização das raízes culturais através do lançamento da obra cênico-musical “Um Passeio de Fubica”.
A Fubica inicia seu passeio com apresentações no dia 22 de maio, às 19h, na FAP de Antônio Prado, cidade natal do Nono, que na década de 60 mobilizou sua família, vizinhos e toda a comunidade para realizar seu sonho de construir um meio de transporte próprio. No processo espalhou alegria e afeto e criou memórias afetivas que perduraram no tempo. “Estas histórias desempenham um importante papel no que diz respeito à nossa humanização e, também, das novas gerações. A partir de histórias que dão voz a memórias afetivas, podemos experimentar outras identidades, desenvolver a criatividade e abrir novas janelas para a sensibilidade”, pontua a escritora Vivi Costa lembrando dos divertidos passeios na fubica de seu tio-avô Felice.
Baseada no livro “A Fubica do Nono Felice”, escrito por Vivi Costa, o espetáculo tem roteiro e direção de Zica Stockmans e direção Musical de Cibele Tedesco, além de uma equipe com mais de 20 integrantes. A produção Executiva é de Luana Folchini da Costa. Com duração aproximada de 45 minutos, os espetáculos contam com narrativa de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e interpretação em LIBRAS em todas as apresentações. Os locais escolhidos para os espetáculos serão fisicamente adaptados para receber pessoas idosas, com deficiências físicas e mobilidade reduzida.
A montagem e circulação inicial da obra foi realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à cultura e contou com o patrocínio de Viprado, Dohler, PerfilComp, Nutrire e Pisani. Parte da circulação também é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc – contemplada no edital de Memória e Patrimônio com a Realização do Procultura -RS e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. O projeto tem o apoio cultural da Faculdade de Antônio Prado, do SESC de Bento Gonçalves e dos departamentos de cultura das prefeituras de Veranópolis e Antônio Prado. A produção cultural é da LFC Cultural, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e reconstrução.