A ação ocorre no dia 29 de maio (em uma quinta-feira), simultaneamente em todo o Brasil
Empresas dos setores de comércio, serviço e indústria de Caxias do Sul podem se cadastrar até o dia 27 de maio para participar do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela CDL Jovem. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site oficial da campanha e para aderir não é preciso ser associado da entidade. A ação ocorre no dia 29 de maio (em uma quinta-feira), simultaneamente em todo o Brasil, e os negócios que participarem receberão kit de divulgação, que inclui folders, balões, adesivo de identificação, etiquetas de preço e outros materiais promocionais.
Para integrar a mobilização nacional, é necessário oferecer pelo menos um item com desconto de 33%, o que simboliza a carga tributária média sobre bens e serviços no país. A ação visa chamar a atenção para a alta carga tributária no país.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro médio precisa trabalhar 149 dias por ano para pagar seus impostos. Não por coincidência, a data da campanha marca os cinco meses necessários para cumprir com os encargos.
Maurício Afonso, diretor da CDL Jovem Caxias , explica que não é necessário oferecer todos os itens com desconto, porém é obrigatório dar a redução proporcional do valor do respectivo tributo para pelo menos um item vendido.
“Trata-se de um estímulo para o debate sobre a necessidade de uma reforma tributária e melhor análise quanto à aplicação dos recursos”, reforça Afonso.
Sobre o DLI
O Dia Livre de Impostos ocorre há 19 anos no país, sendo que esta será a sétima vez consecutiva que a CDL Jovem de Caxias do Sul encabeça a organização da iniciativa na cidade. As ações ocorrem de forma simultânea em todo o território nacional e darão ênfase à venda de produtos e serviços com percentuais de descontos proporcionais aos impostos de cada item.
Saiba a carga tributária de alguns produtos*
Cigarro – 83,32%
Cachaça – 81,87%
Perfume nacional – 69,13%
Micro-ondas – 59,37%
Creme de barbear – 56,64%
Vinho – 54,7%
Gasolina – 53,03%
Joias – 50,44%
*Fonte: IBPT