Principais estratégias do novo comandante é reforçar os programas institucionais de prevenção primária
O 12º Batalhão da Brigada Militar está com novo comando em Caxias do Sul. O Tenente Coronel Márcio Borba Fernandes exerceu a frente do 12ºPBM nesta quinta-feira (26). Ele assume o lugar de Ricardo Moreira Vargas, que deixou o comando para assumir outras responsabilidades junto ao Estado.
De acordo com a assessoria de comunicação da 12ºBPM, as principais estratégias do novo comandante passam por alguns eixos norteadores de gestão, entre reforçar os programas institucionais de prevenção primária, tais como o PROERD e a Patrulha Maria da Penha; aumentar as ações de visibilidade do policiamento ostensivo em zonas de grande circulação de pessoas e veículos; ampliar as ações de patrulhamento tático motorizado, para fins de prevenção de crimes violentos letais e intencionais (CVLI); ampliar o alcance do policiamento ostensivo preventivo em áreas distantes do centro urbano da cidade; e, principalmente, estar junto ao efetivo do 12º BPM, para ouvir suas necessidades e buscar o atendimento das demandas dentro das atribuições que lhe competem.
Destaca também o esforço do Governo do Estado e do Comando Geral da Brigada Militar, que destinaram um aporte considerável de recursos humanos, totalizando um incremento de 100 novos policiais militares que, ainda este mês, estão se somando aos já existentes no batalhão. “Trata-se de uma destinação de efetivo histórica para a cidade de Caxias do Sul. Nossa missão é recebê-los e oferecer condições para que esses homens e mulheres desenvolvam o necessário vínculo de pertencimento com o Batalhão e com a cidade, contribuindo, dessa forma, para melhoria na segurança pública da comunidade”.
Por fim, destaca que seu comando será pautado, internamente, pelo respeito e urbanidade no trato com sua tropa, ao mesmo tempo que, externamente, priorizará a integração entre os diversos órgãos de segurança pública.
“Não faremos nada sozinhos. Como diz o lema do Batalhão, ‘Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos’. Hoje, Caxias do Sul apresenta os menores indicadores criminais da série histórica, e isso é reflexo da intensa união e trabalho conjunto entre os órgãos que desempenham funções afetas ao sistema de segurança pública. Vamos seguir alinhados nesse trabalho contra a criminalidade, assim como já acontecia na gestão anterior”.
*Com informações do 12ºBPM