Estrutura será avaliada pelo técnicos do Denit quando baixar o nível do rio
Cerca de 10 moradores de Vila Cristina estiveram na ponte do Rio Caí na tarde desta segunda-feira (13). Incrédulos com o que viram, o grupo lamentou o fato da força das águas ter danificado a principal ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.
O produtor rural Renato Schneider, 65 anos, que trabalha desde criança na lavoura, conta que se criou trabalhando e cruzando pela ponte diariamente. “Nunca imaginava, ou se passou pela minha cabeça ver uma coisa como essa daí. É uma coisa muito triste”, conta.

Schneider, contou também que a situação ali no bairro já não estava fácil em razão dos das chuvas dos últimos dias. “Nós já não tinha água, não tinha luz, mas aí ontem veio a informação de que ficamos sem ponte”, lamenta.
Um outro morador, que se identificou apenas como Francisco, aposentado, que costuma fazer alguns trabalhos extras, contou que costuma fazer o trajeto todos dias pela ponte. “Passo de bicicleta, a pé ou de ônibus. Essa ponte vai fazer muita falta. Espero que o governo olhe logo para nós”, apela.
Francisco, confessou que já atravessou a ponte a pé, e que confia na ponte mesmo estando do jeito que está. “A pé até que dá. Ela tá firme só não pode passar com coisa pesada Não tem perigo atravessar assim”, confessa.

O pilar central da estrutura cedeu no início da noite deste domingo (12) e obrigou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a bloquear o local.
Ainda na tarde deste domingo, alguns moradores foram até a ponte e notaram cerca de 15 centímetros de espaço entre as junções das pistas. Por volta das 18h30min, outro grupo de moradores foram até o local e registraram que o vão central já estava completamente desnivelado e quase caindo.