A balsa está localizada na divisa entre Ipê e Muitos Capões e para ser liberada necessita cumprir requisito exigido pela Marinha do Brasil
O prefeito de Ipê, Cassiano de Zorzi Caon esteve na Capitania Fluvial de Porto Alegre na quinta-feira (6) para participar de uma reunião com oficiais da marinha sobre a liberação da balsa do Rio Saltinho, localizada na divisa entre os municípios de Ipê e Muitos Capões.
No encontro Caon falou sobre a importância da liberação da balsa para o escoamento da produção agrícola local, para uso turístico e para a diminuição do custo no deslocamento entre os dois municípios.
Para a liberação da balsa a Marinha possui algumas exigências a serem cumpridas, sendo um requisito ter uma pessoa habilitada com Certificado de Proficiência (DPC-1034), obtido através da aprovação no curso de Formação de Aquaviários, Marinheiro Fluvial, Auxiliar de Convés e de Máquinas, porém o curso é realizado somente pela Marinha, com previsão para uma nova turma somente para 2024.
Devido a esta condição e a necessidade de funcionamento da balsa o município abrirá uma licitação para contratação de uma empresa que possua profissionais com o Certificado, possibilitando assim a liberação da balsa.
Participaram da reunião, o capitão de Mar e Guerra e dos Portos, Rodrigo da Silva Tavares e comandante Wesley, o representante da Casa Civil, Cezar Campos, o secretário de Administração de Ipê, Fabiano Farinéa e o engenheiro civil, Matheus Marin.