Programação começa nesta sexta-feira (18)
Inicia nesta sexta-feira (18) a Semana Lixo Zero, maior evento de conscientização e sustentabilidade de Caxias do Sul. Promovido pelo coletivo Caxias Lixo Zero, este evento colaborativo visa mobilizar toda a sociedade em torno da redução de resíduos e do consumo consciente, trazendo ações, palestras, atividades culturais e muito mais.
Um dos destaques da programação é o Cineco – Mostra de Documentários Socioambientais. A programação vai até 26 de outubro.
A agenda dos 9 dias de evento pode ser acessada no site oficial.
Confira a programação de exibição dos documentários:
:: Datas: 21, 22 e 23/10
Local: Cinema Ulisses Geremia, Centro de Cultura Ordovás Filho
Participe de sessões gratuitas de documentários que abordam temas importantes sobre o meio ambiente, sustentabilidade. Uma ótima oportunidade para refletir e se inspirar a agir!
Horário das sessões: 19h
:: No dia 21, exibição do documentário Voz e Energia e apresentação Indígena tradição Yawanawa, seguidos de debate sobre cosmovisão indígena.
Sinopse: A vivência de um empresário em busca de cura e autoconhecimento que resultou na instalação de um complexo de energia renovável na Aldeia Sagrada, do povo Yawanawá, no coração da Floresta Amazônica.
:: No dia 22, exibição do documentário Biocêntricos.
Sinopse: Através dos olhos e da voz da bióloga Janine Benyus, o longa de não-ficção “Biocêntricos” conduz o espectador por diversos cantos do planeta para revelar o nascimento e os princípios que orientam a biomimética, uma metodologia transdisciplinar de inovação inspirada na natureza. Como um hub conectando saberes, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum, uma nova postura e uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.
:: No dia 23, exibição do documentário Solo Comum
Sinopse: Mesclando exposição jornalística com histórias pessoais daqueles que estão na linha de frente do movimento alimentar sustentável, o documentário revela uma teia obscura de dinheiro, poder e política por trás do nosso falido sistema alimentar.