População pode escolher propostas que receberão parte dos R$ 60 milhões do orçamento estadual
Termina nesta sexta-feira (10) o prazo para os gaúchos participarem da votação da Consulta Popular 2025, processo que define parte das prioridades do orçamento estadual para o próximo ano. A votação é totalmente online e pode ser feita até as 23h59min.
Cada eleitor pode escolher uma proposta entre as opções disponíveis para sua região. As iniciativas mais votadas serão incluídas no orçamento do Governo do Estado e executadas em 2026. A participação pode ser feita por dois canais:
– pelo site Consulta Popular
– ou enviando a palavra VOTO para o número de WhatsApp (51) 3210-3260.
Para confirmar o voto, é necessário informar o número do título de eleitor. Caso o dado não esteja disponível, o próprio sistema oferece um link para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM: Consulta Popular entra em período de votação; conheça as propostas para a Serra
Nesta edição, o Estado vai destinar R$ 60 milhões para financiar as propostas mais votadas, valor que será dividido entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), conforme critérios técnicos.
As ideias foram selecionadas durante as etapas regionais da Consulta Popular, que incluíram Assembleias Iniciais, Intermediárias e Ampliadas. Em 2025, houve crescimento de 22,82% no número de propostas enviadas pela população, totalizando 1.376 sugestões. As ações abrangem áreas como agricultura, meio ambiente, turismo, cultura, justiça e direitos humanos, esporte, lazer e desenvolvimento urbano.
Criada em 1998, a Consulta Popular é uma política pública de participação direta da sociedade na definição das prioridades regionais. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio dos Coredes e de lideranças locais.