Com 27 partidas semanais, aeroporto de Porto Alegre volta a se consolidar como ponto estratégico para viagens ao exterior
O número de voos internacionais partindo de Porto Alegre aumentou significativamente nos primeiros seis meses de 2025. Desde a reabertura total do Aeroporto Salgado Filho, em dezembro do ano passado, após a recuperação da pista danificada pelas enchentes de maio de 2024, oito rotas diretas entre a capital gaúcha e cidades do exterior foram retomadas ou lançadas. O saldo é um salto de 10 para 27 partidas semanais — um crescimento de 170%, segundo a Fraport Brasil, concessionária do terminal.
A movimentação aérea crescente tem impacto direto no setor de turismo e também nos negócios. Destinos como Buenos Aires, Lima, Santiago, Lisboa e Cidade do Panamá voltaram a ter conexão direta com Porto Alegre, facilitando o acesso de visitantes estrangeiros ao Rio Grande do Sul e ampliando a mobilidade para quem viaja a trabalho.
O ritmo da retomada foi acelerado por negociações com companhias aéreas e por investimentos públicos. Um dos destaques é a Campanha Nacional do Turismo, vinculada ao Plano Rio Grande, que destinou R$ 30 milhões para promover o Estado como destino turístico e atrair visitantes. Lançada em setembro de 2024, a iniciativa reforçou a imagem do Rio Grande do Sul como polo de cultura, gastronomia e natureza.
Rota a rota
Entre as principais reativações, estão a rota para o Panamá, com a Copa Airlines, ainda no fim de 2024, e os voos da Latam para Santiago (Chile) e Lima (Peru), retomados em janeiro. Em março, a Aerolíneas Argentinas voltou a operar a ligação com Buenos Aires, reforçada em maio pela Gol. Ainda neste ano, a Latam deve inaugurar uma nova rota direta para a capital argentina.
A TAP retomou os voos para Lisboa em abril, e, durante o inverno, novas opções sazonais entraram em operação: a Azul oferece voos para Bariloche e a Sky Airline retomou os voos para Santiago. Até setembro, a previsão é de que o número de partidas internacionais semanais chegue a 33.
Aeroportos regionais no radar
Além de Porto Alegre, o governo do Estado também aposta na aviação regional. Nos últimos 12 meses, foram R$ 33,3 milhões aplicados em melhorias de infraestrutura em aeroportos do interior. Passo Fundo e Santo Ângelo estão entre os terminais que devem passar a operar em regime de parceria público-privada (PPP), com expectativa de aumentar a oferta de voos em regiões estratégicas.
Desde 2019, atualizações no Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) têm buscado reduzir custos e simplificar as operações, na tentativa de integrar melhor o Estado pela malha aérea.