A ideia foi reforçada na plenária desta terça-feira (1º)
Na opinião do vereador Elói Frizzo/PSB, a implantação de um sistema de coletivos urbanos em corredores exclusivos, como o Transporte Rápido por Ônibus (BRT, do inglês Bus Rapid Transit), tornaria o modelo público de Caxias mais eficiente. A ideia, que já tinha sido comentada pelo parlamentar, foi reforçada na plenária desta terça-feira (1º), após recente visita que fez a Goiânia/GO, onde pôde observar o funcionamento do transporte coletivo do município juntamente com o presidente da Câmara caxiense, vereador Lucas Caregnato/PT.
Em comparação a Caxias, Frizzo entende que a capital de Goiás está 20 anos à frente no que diz respeito ao transporte coletivo. Ele elogiou a integração de ônibus pelas demais cidades da região metropolitana, característica que gostaria de ver aqui na Serra Gaúcha. “Precisamos viabilizar a implantação da região metropolitana da Serra, especialmente com Farroupilha e Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa”, acrescentou.

Uma das preocupações do parlamentar é a tarifa dos ônibus em Caxias. De acordo com ele, em Goiânia o transporte coletivo é operado pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), formada por empresas concessionárias que foram selecionadas por licitação junto da estatal Metrobus. Ainda explica que a parceria com as concessionárias reduz gastos com obras, o que torna possível o custo do subsídio que cobre o reajuste da passagem. Hoje, a tarifa técnica do transporte é de R$ 12,51, mas os passageiros pagam apenas R$ 4,30, valor que está “congelado” desde 2019. Esse pagamento só é possível porque tem o envolvimento de outro município da região metropolitana.
Como entende que ainda precisamos do avanço simbólico de 20 anos para chegar ao almejado, Frizzo reconhece que o sistema deve começar de forma simples, levando em consideração as diferenças geográficas dos municípios. No caso de Caxias, que tem muitos morros, a integração é mais difícil. O vereador propôs que o BRT deve começar com duas estações, indo de norte a sul, passando pela Avenida São Leopoldo e pelas ruas Visconde de Pelotas e Moreira César. Ainda de acordo com ele, a implantação do BRT, movido à energia elétrica, é mais econômica que um sistema de metrô, além de mais sustentável e de evitar incômodos com barulho das máquinas.
A vereadora Andressa Marques/PCdoB parabenizou o colega pela explicação, reiterando que se deve sempre buscar bons exemplos para serem aplicados em Caxias.