Primeira apresentação ocorre na próxima quinta-feira (15), em Farroupilha
Clássico da filmografia de Charlie Chaplin, o filme “O Circo” ganhará projeção acessível, com exibição especialmente direcionada a pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física. Desdobramento do Cinema de Verão, a circulação promovida pela Varsóvia Educação e Cultura foi batizada de Veranico de Maio e começa na próxima quinta-feira (15) em Farroupilha seguindo depois para Carlos Barbosa, Flores da Cunha, São Marcos, Caxias do Sul e Cambará do Sul.
No filme de Chaplin de 1928, um batedor de carteiras está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal. Essa série de confusões e trapalhadas garante muita diversão e risos para o público.
As exibições gratuitas e abertas terão recursos como audiodescrição, legendas descritivas, interpretação em Libras e adaptações cognitivas, que são fundamentais para promover a inclusão. Nesse contexto, a proposta dessas exibições é garantir que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física, possam desfrutar das obras cinematográficas clássicas de forma plena.
Além de proporcionar a democratização do acesso à cultura, a mostra também sensibiliza o público e o setor sobre a importância da inclusão, incentivando a produção de conteúdos mais acessíveis e promovendo espaços culturais verdadeiramente acolhedores para todos. Também estão entre os objetivos do projeto a ocupação do espaço público com arte, a apropriação dos espaços de convivência social e a descentralização da cultura, chegando a espaços que atendem a este público específico como as APAEs (programação completa abaixo).
O projeto Veranico de Maio é realizado com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução, com patrocínio da Fundação Marcopolo, Reflorestadores Unidos SA, Máquinas Sanmartin e Banco Moneo e parceria da Voestalpine
Veranico de Maio – Programação Completa:
15/05 – QUI – 14h30 – FARROUPILHA – Auditório do SINDILOJAS
22/05 – QUI – 14h – CARLOS BARBOSA – APAE Carlos Barbosa
23/05 – SEX – 15h15 – FLORES DA CUNHA – APAE Flores da Cunha
27/05 – TER – 8h e 14h – SÃO MARCOS – APAE São Marcos
29/05 – QUI – 15h – CAXIAS DO SUL – Teatro do Sesc
30/05 – SEX – 14h – CAMBARÁ DO SUL – APAE Cambará do Sul