Chama atenção que a cabeça do Santo e o Menino Jesus que ele carregava no colo permaneceram praticamente intactos
Na manhã da última quarta-feira (12), um incidente inesperado abalou o Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas, em Flores da Cunha. Um forte vento derrubou o tronco de uma árvore que abrigava uma capelinha dedicada a São José, cuja imagem completaria 25 anos de inauguração em março de 2024.
O local era um importante ponto de oração e veneração para a comunidade local, e o fato chamou a atenção pela quase intacta preservação da cabeça do santo e também do Menino Jesus que ele carregava no colo. No entanto, as demais partes do corpo, foram fracionadas em diversos pedaços de tamanhos diferentes.

De acordo com relatos das irmãs, há tempos elas vinham observando a inclinação da árvore que sustentava a capelinha e a preocupação com a possibilidade de queda. Conscientes da necessidade de remoção da imagem de São José para restauração, elas haviam solicitado apoio da prefeitura para removê-la do alto da planta, tendo em vista o peso da imagem e a altura em que se encontrava. No entanto, mesmo com solicitações feitas ao longo deste ano, incluindo o último pedido realizado na segunda-feira (10), as irmãs não tiveram o pedido atendido.
“Não é apenas pela imagem em si, mas por todo o significado que ela tinha para nós irmãs e para a comunidade local. Era um local especial de oração e veneração, onde encontrávamos conforto e inspiração”, disse irmã Clara, uma das religiosas do mosteiro.

Em breve, as irmãs devem iniciar uma campanha para reconstruir o local de devoção. Também deve ser estudada uma possível restauração da imagem ou mesmo a aquisição de uma nova para a capelinha.