Ação pretende vacinar cerca de 5 mil crianças até setembro
A campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, atingiu apenas 6% da meta estipulada, segundo dados atualizados na última semana. A iniciativa começou em 23 de junho e segue até 23 de setembro, com o objetivo de imunizar aproximadamente 5 mil crianças menores de 1 ano.
A vacinação extra — chamada de “dose zero” — é voltada para crianças de seis a 11 meses, faixa etária que tem concentrado os casos recentes da doença no Brasil. Além das crianças, a campanha também contempla pessoas de seis meses a 59 anos que não tenham tomado ou não comprovem as doses previstas no Calendário Nacional de Imunizações. Também devem ser vacinadas pessoas com maior risco de exposição, como trabalhadores da saúde, educação, transporte, turismo, hotelaria e segurança.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram confirmados 2.325 casos de sarampo nas Américas em 2025, com quatro mortes. Na Argentina, país vizinho, já são 32 casos. No Brasil, até o momento, foram cinco registros: dois no Rio de Janeiro, e um caso no Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.