Tradicional festa da comunidade será realizada nos dias 20,21 e 22 de fevereiro; 27, 28 de fevereiro e 1º de março
Otávio Rocha está em contagem regressiva para a Fecouva – 15a Festa Colonial da Uva e 5a Festa do Moranguinho, uma feira nostálgica, emotiva e poética que se realiza há 60 anos no distrito de Flores da Cunha. A edição 2026 ocorre a partir das 17h da sexta-feira, dia 20 de fevereiro, e segue em dois finais de semana, nos dias 20,21 e 22 de fevereiro, 27, 28 e 1º de março ao lado da Igreja de São Marcos, durando praticamente o dia todo. A entrada é franca e os visitantes pagam apenas pelos produtos consumidos.
Neste ano, com o tema ‘Vitrais da nossa história, o evento terá ainda o lançamento de dois livros, ‘Fecouva, 60 anos”, de Andressa Manosso, e ‘Aventuras na vindima’, de Maurício Rech.
“A Fecouva é um evento especial, um encontro de colônia, que resgata as tradições do distrito de Otávio Rocha”, diz Caroline Dani, “é uma experiência colonial única de interior”, diz a filha de Vânia e Darci Dani, que assume a presidência do evento 43 anos depois dos pais liderarem o evento pela primeira vez, em 1983.
Sobre a Fecouva
A Fecouva – segunda festa que homenageia uva mais antiga do Brasil em atividade – é um encontro de gerações e tradições, com destaque para a Gastronomia típica da região, com o Menarosto servido à vontade no salão da Igreja durante os seis dias de realização. O prato típico da culinária italiana da Serra Gaúcha e prato oficial de Flores da Cunha é um assado lento de diversas carnes – frango, porco, codorna e coelho – em um rolo giratório, sem contato direto com a chama, apenas com brasas, resultando em um cozimento uniforme e suculento. O Menarosto acompanha perfeitamente tradicionais pratos da imigração italiana, como massas, polenta frita, saladas verdes, maionese e pão colonial, tudo regado com os bons vinhos da comunidade.
A programação da Fecouva é perfeita para todas as idades. Se além dos pratos típicos os adultos podem se deliciar com os vinhos da região, podem voltar a ser crianças e acompanhar os pequenos nas disputas dos jogos coloniais, como as brincadeiras de Cavalinho e a tradicional disputa de argolas, conhecida como Jogo do Sindicato.
Um dos pontos altos da festa é o desfile dos carros alegóricos na rua central de Otávio Rocha, realizado sempre aos domingos, no dia 22 de fevereiro às 15h e no dia 1º de março às 10h.