A distribuição será concentrada no dia 26 de fevereiro, tanto nos Pavilhões da Festa da Uva como no Desfile Cênico
Pela primeira vez o público da Festa da Uva vai saborear cachos cultivados por meio do sistema orgânico, que foca na substituição de matérias-primasquímicas por naturais. As primeiras cargas de uva orgânica para o evento chegaram na última quinta-feira (5) ao centro de armazenamento, em São Gotardo de Vila Seca, no interior de Caxias do Sul. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) informa que a distribuição será concentrada no dia 26 de fevereiro, tanto nos Pavilhões da Festa da Uva como no Desfile Cênico. Esta data será dedicada à produção orgânica e à agricultura agroecológica, com assinatura do Projeto PNAE Agroecológico (leia mais abaixo).
Foram adquiridas cerca de oito toneladas de uva orgânica para a Festa da Uva (no total são 130 ton da fruta). Os cachos são provenientes dos parreirais dos agricultores Lori Rossi e Vítor Augusto Pistorello, de Caxias do Sul, e Carla Rodrigues Dal Prá Suliani, de São Marcos, que recebem R$ 6,50 por quilo. “A diferença de oferta da produção convencional para a produção orgânica se deve aos desafios maiores que os produtores rurais ainda enfrentam para obter as certificações necessárias. Por isso, nosso trabalho é facilitar e incentivar cada vez mais a produção orgânica e a agricultura agroecológica”, afirma o engenheiro agrônomo da SMAPA, Dalcionei Pazzin.
A qualidade da fruta, no entanto, não ficará restrita à uva orgânica. “Cerca de 60 agricultores participaram da reunião em que tratamos da compra da uva para o evento, e todos têm se dedicado muito. Pelo acompanhamento dos técnicos da pasta, sabemos que toda a uva que será oferecida ao público será de excelente qualidade”, frisa o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.
Ele lembra que a secretaria vem implementando outras iniciativas para estimular a produção orgânica, que é uma tendência mundial. “O Programa de Máquinas Pesadas, por exemplo, prevê incentivos diferenciados. Enquanto o subsídio geral é de 50% para até 20h de serviços, para agroindústrias e sistemas de produção orgânica, ele sobe para 70% até 20 horas”, diz. O programa oferece serviços de mecanização subsidiados para limpeza de lavouras, preparo de solo e melhoria de estradas internas, entre outras ações.
A uva orgânica também estará presente na tradicional Exposição de Uvas do evento. A modalidade foi incluída na Festa da Uva em meados dos anos 2000. O evento ocorre de 19 de fevereiro a 08 de março.
PNAE Agroecológico – Na mesma data da distribuição da uva orgânica (26/02), será realizado na Festa da Uva o ato de lançamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Agroecológico. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o Instituto Regenera e o Instituto Fome Zero, com apoio institucional do Centro de Excelência de Combate à Fome do Programa Mundial de Alimentos.
O objetivo do programa é avaliar a situação atual da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município e identificar os principais desafios e potencialidades para a transição agroecológica da base produtiva local, com vistas a fortalecer a agricultura familiar, promover uma alimentação mais saudável e sustentável nas escolas e gerar desenvolvimento local sustentável.
Diferente do sistema orgânico, a agroecologia tem uma visão sistêmica, incluindo sustentabilidade ambiental, biodiversidade e aspectos sociais.