Faixas de protesto contra a concessionária foram instaladas na passarela em São Gotardo
O percurso entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, normalmente realizado em cerca de 30 minutos, exigiu paciência extra dos motoristas nesta quarta-feira (27). Relatos de ouvintes da Rádio Solaris indicaram que o trajeto de aproximadamente 15 quilômetros levou mais de uma hora e meia para ser concluído.
As obras em diversos trechos da ERS-122, desde a saída de Caxias até a comunidade de São Gotardo, causaram congestionamentos significativos ao longo do dia, com maior intensidade no fim da tarde. Mais de cem reclamações foram registradas na Rádio Solaris, mencionando demora, falta de sinalização adequada e comunicação insuficiente por parte da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). Por volta das 18h, motoristas realizaram um “buzinaço” como forma de protesto contra a empresa.
Na manhã desta quinta-feira (28), faixas de protesto apareceram instaladas na passarela localizada no km 87, em São Gotardo. Entre as mensagens, estavam: “O povo da Serra faz a roda girar e a CSG, pare e pare”, “CSG queremos ressarcimento do tempo parado na rodovia”, “Fim do pare e siga” e “Duplicação da RS-122 já”. A concessionária ainda não se manifestou sobre as placas instaladas na passarela.
Os trabalhos na rodovia continuam nesta quinta-feira (28), concentrados entre os quilômetros 89 e 96, na saída de São Gotardo em direção a Flores da Cunha. Em nota, a CSG informou que o trânsito no local está operando no sistema de pare e siga, com bloqueios parciais de cerca de 20 minutos para execução de fresagem e recomposição do pavimento. Segundo a empresa, as intervenções são necessárias para garantir maior segurança e conforto aos usuários.
Ainda de acordo com a concessionária, as obras nos pontos citados devem ser concluídas até o próximo sábado (30), caso as condições climáticas sejam favoráveis. A nota finaliza informando que a “concessionária pede desculpas pelo transtorno temporário e reforça o seu compromisso com os clientes e o poder concedente”.