Antônio Amilton da Rosa foi convidado a andar de helicóptero
“Foi um dia ótimo, melhor impossível”, conta Antônio Amilton da Rosa sobre a última sexta-feira (01.03). Antônio, com outros 18 idosos e 12 cuidadores do Serviço de Acolhimento Institucional (SAI), da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de idosos Euvida, visitaram os Pavilhões Festa da Uva. Ao final do passeio, o idoso recebeu um convite inusitado: fazer um passeio no helicóptero da Festa.
“Quando perguntaram, achei que estavam brincando”. Apesar do medo, decidiu seguir em frente. Na aeronave, ele viu de cima os Pavilhões da Festa e outros pontos turísticos de Caxias. “Foi uma experiência que eu nunca pensei que ia ter”, conta o sorridente Antônio, que há quase um ano é atendido no Euvida.
Após ser encaminhado por uma equipe do CREAS, devido à situação de dependência química e problemas de saúde, em maio de 2023 foi encaminhado para a ILPI. Com a chegada, iniciou o tratamento de tuberculose e de fisioterapia com profissionais da instituição e medicamentos fornecidos pela Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS).
Antônio participou do passeio sem o uso do andador, mas continua com a fisioterapia. Com o início do ano letivo, haverá outra mudança de vida: depois de muitos anos, voltará a estudar através do EJA (Educação para Jovens e Adultos).
Quando perguntado sobre a chegada da equipe da FAS à sua vida, a resposta é espontânea:
“Me ergueram de novo, mudou toda minha vida.”
