Investimento na reforma e ampliação foi de R$ 2,2 milhões
A comunidade da região do bairro Mariani esteve presente na reinauguração da UBS Mariani na noite desta segunda (22), em Caxias do Sul. A unidade foi totalmente renovada e ampliada. A área útil passou de 432 para 477 metros quadrados e agora o prédio conta com climatização nos consultórios, adequação das instalações hidráulica, sanitária e elétrica, gerenciamento de riscos e outras melhorias para atender os cerca de 10 mil usuários. O investimento do município foi na ordem de R$ 2,2 milhões.
O prefeito Adiló Didomenico ressaltou todas as ações que o município tem feito em prol da saúde e as que serão concretizadas em breve. Ele pediu a colaboração da população para que utilizem os serviços da melhor forma.
“Estamos investindo muito na saúde. Recentemente reinauguramos a UBS Esplanada, totalmente nova, e agora a Mariani. Já temos o Agenda+ em diversas UBSs, e agora lançamos a telessaúde. Em breve, as pessoas poderão fazer consultas sem sair de casa. Fizemos mutirão de cirurgias, procedimentos, exames, mas ainda temos um índice muito alto de faltas”, frisou.
O secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, agradeceu ao prefeito e a toda equipe pelo apoio e persistência, e à comunidade pela compreensão com os impactos da obra.
“A comunidade vai se beneficiar muito dessa estrutura. A gente sabe da importância da atenção primária, de trabalhar com a UBS, de trabalhar com a população, de ter agentes comunitários próximos da gente, próximos da assistência. É isso que a gente espera, que um bom trabalho feito na atenção primária tenha um resultado bem positivo, significativo na saúde da comunidade”, complementou a gerente da UBS Mariani, Ediléia Craco Sganzerla.
A reforma teve início em agosto de 2023. O serviço foi concluído pela empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda que assumiu a obra em outubro de 2024, depois da empresa anterior ter o contrato rescindido com o município.