Nova empresa afirma que enfrenta desafios na transição e promete regularizar a coleta nas próximas semanas
Moradores de Flores da Cunha têm relatado problemas com o acúmulo de lixo em containers espalhados pelos bairros da cidade. A situação se intensificou após a troca da empresa responsável pela coleta de resíduos, que ocorreu na última semana.
A empresa Novo Mundo, que gerenciava o serviço nos últimos anos, encerrou suas atividades na sexta-feira (21), ao término do contrato com o município. Com a nova licitação, a empresa Panambi Ambiental assumiu a coleta de resíduos a partir do último domingo (23).
Segundo a administração municipal, a nova prestadora de serviços está em fase de adaptação, realizando ajustes nos caminhões, reconhecimento dos roteiros e adequações operacionais. Em nota, a prefeitura informou que acompanha de perto a transição para garantir que a coleta ocorra de forma eficiente e atenda às demandas da comunidade.
A Panambi Ambiental também se manifestou sobre a situação, destacando os desafios enfrentados no início da operação. De acordo com a empresa, o curto prazo entre o encerramento do contrato anterior e o início da nova prestação de serviço dificultou a adaptação imediata.
“Tivemos apenas 19 dias após o edital para iniciar os trabalhos, o que nos levou a acelerar processos como a adequação dos equipamentos ao tipo de contêiner utilizado no município, contratação de pessoal e locação da base de operações. Isso gerou algumas dificuldades momentâneas, que estão sendo ajustadas para que possamos prestar um serviço de excelência à comunidade de Flores da Cunha”, explicou Sandro Luiz Engelmann, gerente de operação da empresa Panambi.
A empresa reforçou ainda que as próximas semanas seguirão sendo de ajustes e melhorias graduais no serviço. “Pedimos desculpas por eventuais falhas e garantimos nosso empenho, dedicação e profissionalismo nesta parceria que se inicia com a Administração Municipal e a comunidade de Flores da Cunha”, afirmou a Panambi Ambiental.