Caminhão é ideal para curtas distâncias de até 200km em operações hub to hub e distribuição
Texto: Roberto Hunoff/ Rádio Solaris
A Fenatran 2024 foi o palco de um marco histórico para a Scania, com a venda do primeiro caminhão elétrico, cavalo mecânico 30 G 4×2, para a empresa Reiter Log, instalada no município de Nova Santa Rita. O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes, é ideal para curtas distâncias de até 200 quilômetros em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional.
Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, afirmou que o ano de 2024 vem sendo especial com recorde de vendas de caminhões e que o elétrico chegou para a montadora oferecer o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel. “Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica”, frisou.
Alex Nucci, diretor de vendas de soluções, recordou que a Reiter Log é o maior cliente de produtos sustentáveis da montadora no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades. “Agora, entra para a nossa história comprando o nosso primeiro elétrico cavalo mecânico”, comemorou. Além do elétrico, a transportadora ainda fechou pedido de mais 100 caminhões, sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 com combustão a diesel.
A diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz, destacou o início de descarbonização da frota em 2014 e o aumento de investimentos a partir de 2021. “Hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação”, assinalou.
Além do caminhão elétrico, a Scania comercializou as 14 unidades expostas na feira. Nucci ressaltou também a celebração de duas marcas da montadora no evento: o emplacamento de 80 mil caminhões da Nova Geração desde o início das entregas, em 2019, e 20 mil unidades da gama Super registradas em dois anos de mercado. No acumulado de 10 meses deste ano a montadora consolida quase 15,5 mil unidades vendidas e crescimento de participação no mercado acima de 16 toneladas. A marca recebeu mais de 15 mil visitantes nos cinco dias de feira.