Tremor de magnitude 6 atingiu a região leste do país, perto da fronteira com o Paquistão, na noite de domingo (31)
Um terremoto de magnitude 6 deixou pelo menos 800 mortos e cerca de 2.800 feridos no leste do Afeganistão, informou Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, nesta segunda-feira (1º). O tremor ocorreu na noite de domingo (31), próximo à cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar, a 27 quilômetros da fronteira com o Paquistão.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo foi registrado às 23h47, horário local, a uma profundidade de 8 km. Por ser considerado raso, especialistas alertam que esse tipo de terremoto tende a causar mais danos. Modelos do USGS estimam que quase meio milhão de pessoas sentiram tremores fortes a muito fortes, especialmente em áreas com construções frágeis.
Cerca de 20 minutos após o primeiro abalo, um tremor secundário de magnitude 4,5 foi registrado na mesma região, seguido por outro, de magnitude 5,2, ambos a 10 km de profundidade. O sistema Pager, do USGS, emitiu alerta laranja para perdas humanas e econômicas.
Relatos de moradores reforçam a gravidade da situação. Ahmad Zameer, de 41 anos, contou que o terremoto sacudiu seu bairro em Cabul, a mais de 160 km do epicentro. Segundo ele, moradores de prédios de apartamentos correram para as ruas com medo de ficarem presos.
Em outubro de 2023, um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o oeste do Afeganistão e deixou mais de 2.000 mortos, sendo um dos mais devastadores do país nos últimos anos.