São Jerônimo teve 32 casas atingidas e Itaqui registrou 12 destelhamentos; ventos chegaram a 77 km/h em algumas regiões
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (5) provocou estragos em várias regiões do Estado. De acordo com a Defesa Civil, São Jerônimo foi o município mais afetado, com 32 casas danificadas. Em Itaqui, houve 12 destelhamentos, totalizando 44 ocorrências relacionadas ao mau tempo.
As localidades mais atingidas em São Jerônimo foram Centro, Bela Vista, Fátima e Cidade Baixa. Conforme o diretor da Defesa Civil municipal, Alvício Luiz dos Santos da Silva, os ventos fortes começaram por volta das 12h45 de domingo e também derrubaram árvores e postes de energia elétrica.
“Além de casas, os destelhamentos também atingiram estabelecimentos e restaurantes da cidade. Trabalhamos até a noite distribuindo lonas às famílias afetadas. Ninguém ficou ferido”, afirmou o diretor.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, os ventos destelharam um prédio comercial na Rua das Nogueiras, no bairro Montanha. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 5h35. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Marcelo Maia, o acumulado de chuva chegou a 26,2 milímetros em 24 horas.
Em Triunfo, também houve queda de árvores e uma casa com danos no telhado. Já Encruzilhada do Sul foi a primeira cidade gaúcha a receber o alerta de tempestade via Cell Broadcast, sistema que envia mensagens sonoras e vibratórias diretamente para os celulares. A ferramenta é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia.
Nas últimas 12 horas, nove municípios registraram ventos acima de 60 km/h. As maiores velocidades foram medidas em Jaguari (77 km/h) e Planalto (70 km/h). Também tiveram rajadas fortes São Luiz Gonzaga (69 km/h), Cachoeira do Sul (69 km/h), Mostardas (67 km/h), Alegrete (66 km/h), Agudo (66 km/h), Santo Augusto (65 km/h) e Itaqui (61 km/h).