Secretaria de Obras e as Subprefeituras registraram muitas quedas de barreira, bloqueando totalmente algumas vias
A Prefeitura de Caxias do Sul informa que as estradas do interior do município foram as mais atingidas pelas fortes chuvas. Há registros de deslizamentos de terras bloqueando parcialmente ou totalmente as vias. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e das Subprefeituras trabalharam toda esta quarta (1º) para liberar o máximo de vias ao trânsito, ao menos parcialmente, para veículos leves.
A Estrada Municipal do Vinho foi bloqueada por quedas de várias barreiras na noite de ontem. É a via de acesso a Caxias por Vila Cristina, Feliz, Nova Petrópolis, visto o bloqueio da BR-116 em Galópolis. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr. e o secretário de Obras, Norberto Soletti estiveram no local e mantem neste momento a interdição total da estrada, devido ao perigo de novos deslizamentos. A via chegou a ser liberada durante o dia para passagem de veículos leves.
Em Vila Oliva, a Estrada Municipal 341, que liga com a Grota está bloqueada. As Estradas José Casal e Marcial Pisoni, na Linha 40, apresentam danos estruturais e não é recomendado tráfego de veículos. Há muita água descendo das encostas trazendo muito lodo para pista e material orgânico.
A Estrada Municipal José Zanetti, que liga Vila Seca, passando por Boca da Serra a BR-116 também está totalmente bloqueada devido à queda de barreiras; sem previsão de liberação. A Estrada Municipal José Bolfe, que liga Galópolis à Estrada do Imigrante na comunidade de São João, foi recém liberada parcialmente.
A Estrada Municipal 386, de Caxias a Campestre da Serra, pela Ponte dos Korff em Criúva, segue bloqueada para o trânsito com risco de mais deslizamentos de terra. Em Ana Rech servidores trabalharam para auxiliar o escoamento da água nas comunidades de Cascatas e Santa Barbara.






PARAÍSO CRISTAL: Na área urbana, o caso mais grave foi registrado na rua Carlos Debastiani, acesso ao loteamento Paraíso Cristal. A via cedeu completamente, deixando os moradores sem acesso para entrar e sair do bairro. O Prefeito Adiló Didomenico esteve no local e autorizou as equipes a abrir um acesso alternativo para os moradores por dentro de uma propriedade particular. Com o decreto de situação de emergência, este tipo de ação pode ser feita até a liberação da via principal de acesso para os moradores não ficarem ilhados.
ALAGAMENTOS: Segundo a Defesa Civil e Secretaria da Habitação há cerca de 100 casas atingidas com alagamentos na cidade. Os registros mais sérios são no Loteamento La Paloma, Loteamento Ballardin e região do bairro Esplanada. Não há nenhuma família desabrigada. As equipes, com a ajuda da Guarda Municipal, passaram o dia distribuindo 2 mil metros de lonas às famílias que solicitaram via contado da Defesa Civil.
Uma árvore caiu em cima de uma residência no bairro Planalto. Equipe do PPJ da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) ajudou na remoção e foi disponibilizado lona para a família, que permanece no local. Também no bairro Planalto, duas famílias deixaram suas casas. Elas estão em casas de parentes e saíram antes da interdição das moradias pela Defesa Civil.

MACAQUINHOS SEM LUZ: Ontem à tarde árvores caíram nos cabos de energia no Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos). A concessionária desligou os cabos para que a árvore possa ser removida. Entretanto, foram quebradas e danificadas algumas estruturas e a subestação. Os estragos só serão avaliados após a limpeza do local. Pede-se que a população não se aproxime da área por segurança. Não há previsão de retomada da energia elétrica no parque.

Fotos Divulgação/Prefeitura de Caxias