Na ocasião, a rainha Erika Scariot e as princesas Aline Marin e Milena Chiarani exibiram os vestidos ao público presente
Os trajes oficiais das soberanas da 15ª Festa dos Produtos Coloniais (Feprocol) de Nova Pádua foram apresentados ao público na tarde deste domingo (11). O evento ocorreu na Adega Dom Camilo e reuniu membros da comunidade e autoridades.
Os trajes da rainha Erika Scariot e das princesas Aline Marin e Milena Chiarani foram desenhados pela estilista Taisy Scremin e costurados por Diva Chiesa Araldi. O bordado em linha foi feito por Vilma Perin Silvestre e os bordados em pedraria por Josiane Chiarani.
As princesas Aline e Milena, usam trajes de mesmo modelo e cores. O vestido de crepe pascally possui mangas leves e delicadas, com gola de renda off e sobresaia que remete ao tradicional avental, bordado com arabesco dourados e adornado com os principais frutos produzidos pelos agricultores, com destaque para o medalhão central com a uva em pedrarias, a responsável pelos deliciosos vinhos e espumantes paduenses. As frutas são feitas manualmente com linhas. O verde, caracteriza a natureza exuberante presente em todo território do município, aquela que emoldura os vales e montanhas e que representa a vida, através do processo de maturação dos frutos.
A rainha Erika usa modelo único e veste a cor real, o vermelho. Representando o amor por Nova Pádua, a fé e o trabalho. O vestido possui gola xale de renda italiana, e sobresaia com fenda, revelando o mesmo tecido usado pelas princesas, renda off com desenhos sutis e contornados em fio dourado. A sobresaia é adornada com arabescos, folhas e frutos: pêssegos, morangos, laranjas, caquis, maças, peras e uvas, com destaque para os medalhões em rechilie que contornam o vestido, formando lindos sinos. Estes fazem menção aos centenários sinos do campanário da Igreja Matriz.
Os detalhes em dourado representam o brilho do sol, a prosperidade e a riqueza conquistada pelo trabalho digno e incansável das famílias neste solo. O branco e o cru, a pureza dos imigrantes que acreditaram na terra prometida.
O vestido da rainha possui bordado central combinando miçangas, vidrilhos e cristais de uma Clave de Sol, símbolo que inicia as partituras e serve para orientar instrumentos de sopro. Os trajes possuem cintos bordados com arabescos e pequenas notas musicais, que se espalham por todos os vestidos e são uma homenagem a Banda Santa Cecília, finalizando com barrados bordados com pequenas partituras, que entoam cantos de uma Festa com Ritmo de Alegria.
A 15ª edição da Feprocol pretende resgatar o motivo principal pelo qual a festa teve seu início. Ela surgiu em 1983, com o intuito de festejar o aniversário de 70 anos da Banda Santa Cecília, que em 2023 estará completando 110 anos de atividades ininterruptas. Com o slogam “Uma festa com ritmo de alegria” a festa representa os setores produtivos do Município e suas potencialidades agrícolas e industriais.
Participaram do evento o prefeito Danrlei Pilatti, o vice-prefeito e presidente da 15ª Feprocol, Inácio Sonda, vereadores, secretários municipais, Mamma Mias da 15ª edição da festa, vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Diana Rossi, representantes das empresas e entidades parceiras na realização da 15ª Feprocol, gerente da Agencia Sicredi de Nova Pádua, Cristian Menegat e demais familiares e convidados.