A pauta principal será a Campanha Salarial 2023 e a necessidade de recomposição das perdas salariais
A campanha salarial 2023 dos funcionários públicos será o tema da assembleia geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv). O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (28), às 19h, no auditório da entidade (Carlos Giesen, 1217 – Exposição).
Em maio, quando foi realizado o dia de greve no serviço público foram conquistados avanços importantes relacionados à previdência dos servidores que ingressaram antes de 2004, à aposentadoria especial dos PCDS e também a garantia de que não seria enviada a proposta de reforma administrativa à Câmara de Vereadores no atual governo.
Contudo, ainda existem pontos da campanha salarial especialmente no que se refere à necessidade de recuperação das perdas salariais devido ao aumento da alíquota do FAPS, que passou de 11% para 14% para ativos e a contribuição escalonada por parte dos inativos.
Outros aspectos que ainda não foram encaminhados pelo Executivo e que estão na pauta da categoria são: fim das distorções causadas pela Lei 409/2012, que criou salários diferentes para as mesmas funções, o pagamento das licenças-prêmio compensadas, plano de carreira, municipalização das UPAS, criação do fundo garantidor para o FAPS, dentre outras.