Trabalhadora sofreu amputação de polegares; entidade exige interdição de máquina e reforça prevenção
Uma trabalhadora sofreu a amputação dos dois polegares durante a operação de uma máquina manual em São Marcos, que não possuía dispositivos de segurança, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. O sindicato acionou o Departamento Jurídico e comunicou a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, solicitando a interdição imediata do equipamento, vistoria no local e o ajuizamento de ação judicial de indenização contra os responsáveis.
A entidade informou que um acidente anterior, envolvendo a mesma máquina, teria resultado na amputação de quatro dedos de outra trabalhadora, mas não houve denúncia formal registrada. Após os episódios, o sindicato realizou nesta segunda-feira (3), uma assembleia com trabalhadores em São Marcos para reforçar a importância das medidas de segurança e a fiscalização constante das condições de trabalho.
A direção do Sindicato ressalta que se trata de casos graves, que precisam ser esclarecidos e a fábrica adotar as medidas de segurança e de reparação aos danos físicos sofridos pelas trabalhadoras.
“O Sindicato está atento ao efetivo cumprimento dos direitos e da segurança de trabalho da categoria. A entidade está à disposição para receber denúncias sobre o descumprimento da legislação trabalhista e das normas técnicas de segurança. Venham até nós, liguem, envie mensagem de WhatsApp. É inadmissível que os trabalhadores sejam lesados em sua integridade física por negligência nas condições de trabalho”, afirma o presidente, Paulo Andrade.