Servidor municipal Valdonir Rech acusa o vereador de discurso ofensivo e quebra de decoro parlamentar em sessão da Câmara
O sexto pedido de impeachment contra o vereador Hiago Morandi (PL) foi protocolado na manhã desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Caxias do Sul. O documento foi apresentado por Valdonir Paulino Rech, servidor público municipal (CC6) lotado na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Na representação, Rech solicita repreensão escrita, retratação pública, penalização, suspensão ou cassação do mandato parlamentar de Morandi. O pedido tem como base o Decreto-Lei nº 201/67, a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara.
O autor acusa o vereador de quebra de decoro parlamentar, afirmando que, durante a sessão de 2 de outubro de 2025, Morandi teria feito “discurso de ódio e ataque pessoal”, utilizando “termos vulgares e impróprios para a linguagem parlamentar” e proferindo “inverdades declaratórias” sobre sua pessoa. Segundo Rech, as falas atingiram sua honra, imagem e dignidade, além de configurarem conduta incompatível com o exercício do mandato.
A representação aponta ainda que Morandi teria extrapolado suas prerrogativas parlamentares, ao se referir de forma intimidatória e desrespeitosa a servidores públicos, e feito uso distorcido das imunidades do cargo para fins de ataque pessoal e autopromoção.
Com base nessas alegações, o autor pede que a Câmara admita o protocolo e instaure processo político-administrativo para apuração da conduta do vereador. Esse é o sexto pedido de impeachment protocolado contra Hiago Morandi desde o início do mandato, em janeiro de 2025. Todos os anteriores foram arquivados ainda na fase inicial de análise.
Em nota, o parlamentar afirma que:
“Em relação ao sexto pedido de cassação, trata-se de mais uma tentativa de intimidação política. A denúncia parte de um servidor comissionado da Secretaria de Obras, sobre quem já recebi diversas reclamações ao longo do tempo. Investiguei as situações, encaminhei pedidos de providências à Prefeitura e, posteriormente, novas denúncias chegaram ao meu gabinete, inclusive relacionadas ao uso indevido do nome de uma associação local. Recentemente, esse mesmo servidor tentou me intimidar com áudios e mensagens. Que fique claro: não recebo ameaças, não me intimido e continuarei denunciando toda irregularidade que chegar ao meu conhecimento. Meu compromisso é com a população de Caxias e com quem me elegeu, não com conchavo”.