A solenidade reuniu autoridades, representantes de escolas, bem como amigos e familiares dos 13 participantes desta edição
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha promoveu a Sessão Plenária do Estudante, que integra as atividades do Vereador Por Um Dia, na noite da última quarta-feira (19). A solenidade reuniu autoridades, representantes de escolas, bem como amigos e familiares dos 13 participantes desta edição. Instituído por meio da Lei Municipal nº 3.135 (projeto de autoria da então vereadora Renata Zorgi Lusa), o programa visa propiciar aos estudantes o conhecimento das atividades político-parlamentares.
Na abertura da Sessão, a presidente da Câmara, vereadora Silvana De Carli (Progressistas), ressaltou a importância do programa, que estimula o interesse dos estudantes pela política e pela gestão pública, além de aproximar a comunidade escolar do trabalho realizado pelo Poder Legislativo.
O vereador Valdecir Paulus (MDB) falou em nome dos parlamentares, desejando que este momento seja um marco na trajetória de cada participante. “Ser vereador, mesmo que por um dia, é compreender que cada decisão tomada aqui dentro tem impacto direto na vida das pessoas. É aprender que o diálogo constrói pontes, que o respeito sustenta as relações e que a participação cidadã é o alicerce de qualquer sociedade que deseja evoluir”, disse o vereador.
Em seu pronunciamento, o prefeito, César Ulian (Progressistas), destacou a oportunidade única e transformadora vivenciada pelos jovens. “Será um prazer ouvir as sugestões de vocês. Pra nós, é sempre muito importante ouvir opiniões distintas, e tenho certeza que todos vêm com espírito de contribuir e melhorar ainda mais o nosso município”, afirmou o prefeito.
Após os discursos, os vereadores foram diplomados e realizaram o juramento. A Sessão Plenária do Estudante simula uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. O ato foi conduzido pela presidente Morgana Gaio Bernardi, ao lado do vice-presidente, Henrique Walter de Bastiani, e da 1ª secretária, Priscila Hochscheidt Regner.
Na sequência, os vereadores explicaram suas indicações no Pequeno Expediente. Foram feitas proposições como melhorias na estrutura das escolas; ações de educação ambiental; instalação de paradas de ônibus, redutores de velocidade e contêineres de lixo; ampliação da rota do transporte público e escolar, entre outras sugestões.
As vereadoras Débora, Emily, Érica, Isadora e Morgana e o vereador Henrique usaram a tribuna no Grande Expediente.
No fim da Sessão, a 1ª secretária, Priscila Hochscheidt Regner, fez a entrega das proposições para a Comissão de Apoio à Organização do programa Vereador Por Um Dia, formada pelos vereadores Claudimir Kremer (MDB), Deivid Schenato (Progressistas) e Marcelo Golin (PL).
