Haverá oficinas, feira, exposições e vivências abertas ao público, reunindo artesãos e apreciadores do crochê; Confira a programação completa na reportagem
Inicia, na próxima segunda-feira (8), a Semana Municipal do Crochê de Caxias do Sul. O evento tem como objetivo valorizar e difundir essa prática artesanal que, além de expressar criatividade, carrega saberes transmitidos de geração em geração, fortalecendo a identidade cultural da comunidade. A programação ocorre de 8 a 13 de setembro e é promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria de Arte e Cultura Popular.
Haverá oficinas, feira, exposições e vivências abertas ao público, reunindo artesãos e apreciadores do crochê. O evento também reforça o papel do fazer manual como patrimônio cultural imaterial, destacando a importância das técnicas têxteis no cotidiano, na memória afetiva e na economia criativa local. Não é necessário fazer inscrição para as oficinas.

No dia 13 de setembro, num sábado, será realizado o encerramento da Semana Municipal do Crochê com a composição de uma peça de 150 metros, “crochetada” coletivamente, em sintonia com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Caxias do Sul. A homenagem evidencia a herança cultural trazida pelos imigrantes italianos, cujo legado permanece presente na identidade, nos costumes e no fazer artesanal da comunidade. Na mesma data, a Mateada Cultural contará com apresentações de danças e oficinas do tradicionalismo gaúcho, reunindo cores, ritmos e chimarrão.
A Semana Municipal do Crochê 2025 é um convite para que a comunidade caxiense e visitantes possam se conectar com a tradição, compartilhar experiências e reconhecer o crochê como elo entre passado, presente e futuro.
Programação:
08/09
Oficina de Quadrati*
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Praça CEU
Endereço: R. Abel Postali, 1767 – Cidade Nova
09/09
Oficina de Quadrati
Horário: 13h30 às 16h30
UAB (União das Associações de Bairros)
Av. Independência, 2542 – Panazzolo
Oficina de Quadrati
Horário: 13h30 às 16h30
Bell Rob
Rua Padre Agostinho Gastaldo, 1233 – Ana Rech
10/09
Oficina de Quadrati
Horário: 13h30 às 16h30
FGTAS
R. Bento Gonçalves, 1901 – Centro
11/09
Oficina de Quadrati
Horário: 13h30 às 16h30
AMOB Mariani
Rua Verginia Botini Reuse, 102 – Bairro Mariani
12/09
Oficina de Quadrati
Horário: 13h30 às 16h30
Clube de Mães Ressurreição
Rua Verginia Botini Reuse, 102 – Térreo – Bairro Mariani
13/09
Crochetando, Mateada Cultural e Feira de Artesanato em Crochê
Horário: 14h às 17h
Local principal: Praça CEU
R. Abel Postali, 1767 – Cidade Nova
:: CTG Chegando no Rancho
(Danças da Invernada Mirim, Declamação, Chula)
:: CTG Velha Carreta
(Danças da Invernada Mirim, Canto, Declamação)
:: CTG Rancho da Esperança
(Chote figurado, Declamação, Oficina de Bilboquê)
:: Mostra de brinquedos folclóricos – mini museu com explicação feita por uma prenda.
:: Alirio Silva
:: Jonny Boeira
:: CTG Estancieiros do Laço