A secretária de Educação reuniu-se com vereadores para debater acerca da segurança escolar no município
A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Antônio Prado, Adriana Sartori reuniu-se com vereadores na manhã de segunda-feira (17) para debater o cenário escolar na cidade frente aos atos violentos ocorridos em escolas brasileiras. Sartori explicou que ainda na semana passada reuniu-se com diretores, promotor, Brigada Militar, delegada, conselheiros tutelares, representantes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, onde obtiveram a orientação de que o assunto deve ser combatido nas redes sociais evitando a disseminação de notícias falsas e discursos de intolerância e ódio.
A secretária também afirmou que todas as escolas permanecem com as portas trancadas durante os turnos de funcionamento e estão equipadas com equipamento de identificação eletrônica que é acionado quando a campainha é tocada. Para melhor controle da direção e professores, os pais que levam seus filhos às escolas também devem observar com maior rigidez os horários de entrada e saída das instituições de ensino para evitar a abertura de portas fora de horário. Novas câmeras de monitoramento estão sendo adquiridas para aumentar a vigilância nos arredores dos prédios escolares e a Brigada Militar se comprometeu a aumentar a ronda de policiais em todas as escolas.
Segundo a secretária, os pais devem se responsabilizar por seus filhos e monitorar suas redes sociais, saber com quem e sobre o que conversam, revistar suas mochilas e principalmente, conversar com as crianças e adolescentes sobre o que está acontecendo em suas vidas. Diante de qualquer estranheza ou irregularidade, os pais devem se reportar à direção das escolas ou denunciar pelo 190.
Um programa conjunto com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social está sendo elaborado para discutir com pais, alunos e corpo docente sobre temais atuais, tais como disseminação de informações falsas, bullying e violência.
O presidente da Câmara Municipal de Antônio Prado, Vanderlei Cescon entregou à secretária uma Indicação de nº 7/2023 que sugere a disponibilidade na portaria de cada uma das instituições de ensino público municipal, um segurança devidamente equipado e identificado e que seja realizado com urgência um planejamento e execução de projeto técnico estrutural de segurança (contemplando grades, cercas de concertina, câmeras de monitoramento), bem como a manutenção e reforço nas instalações das escolas do município.
Fonte: Legislativo Pradense