Trânsito de veículos com mais de 12 toneladas ainda está proibido
A Estrada Municipal da Uva, importante via para diversas comunidades da região de Forqueta, em Caxias do Sul, segue parcialmente bloqueada enquanto são realizados os reparos necessários. Em maio, a rodovia sofreu sérios danos estruturais causados pelas intensas chuvas, incluem erosões, quedas de barreira e fissuras no asfalto ao longo dos 13 km da estrada. Atualmente, a estrada está liberada somente para veículos leves e caminhões pequenos de até 12 toneladas. Carretas carregas não podem trafegar pela estrada.
A via conecta importantes localidades, como Grutinha de Nossa Senhora Aparecida e Lourdes, São Martinho, São Virgílio, Loreto e São Valentim.
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) mapeou os pontos mais afetados da via que incluem a área próxima à Gruta, onde o transbordamento do Arroio Belo causou rachaduras no asfalto. As ações emergenciais para esse trecho envolveram a sinalização do local e prazo para a secagem e estabilização do solo. O reparo asfáltico também foi encaminhando e breve será executado.
Outro ponto crítico, identificado e mapeado para reparos fica após o acesso para Cerro da Glória, que também passou por reforço estrutural e reconstrução da base para garantir a segurança dos motoristas. A ação foi executada pela Subprefeitura de Forqueta e pelo Setor de Escavações e Terraplanagem da SMOSP, e está aguardando por asfaltamento.
Além disso, uma grande rocha, deslocada durante as chuvas, permanece parcialmente sobre a via, ocupando quase metade da faixa no sentido norte-sul, em direção à comunidade de São Valentim. Esse obstáculo está devidamente sinalizado. A remoção da rocha aguarda avaliação para remoção segura, sendo possíveis alternativas o uso de maquinário especializado ou possível detonação.